Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2018

3.137

Atualizado em 21/8/2018  

General Barros Moreira profere aula inaugural do Curso de Inteligência da Adesg e fala sobre guerra cibernética e terrorismo

Palestra 8

Ex-governador Lúcio Alcântara e o general Barros  Moreira,  homenageados pela Adesg-Ceará

Palestra 2

Grão-Mestre Sílvio Paiva (anfitrião da noite) e o coronel Duarte Frota, delegado da Adesg no CE

Palestra 7

Palestrante, organizadores e convidados do Curso de Atividades de Inteligência ao fim do evento

Terrorismo islâmico, guerra cibernética, mudanças climáticas, holocausto nuclear, migrações internacionais, nova guerra fria e ascensão da China. Estes foram os temas abordados na abertura do Curso de Atividades de Inteligência, iniciado na noite desta segunda-feira (2), em Fortaleza, pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg). O palestrante convidado para a aula inaugural foi o general de Exército, José Benedito de Barros Moreira, especialista em Política, Estratégia e Assuntos de Administração.

O evento aconteceu na Grande Loja Maçônica no Ceará, localizada no Centro de Fortaleza, e teve como anfitrião o grão-mestre Sílvio Paiva e o delegado da Adesg no Ceará, coronel BM Duarte Frota, ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e atual secretário executivo do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), da Prefeitura de Fortaleza.

Durante cerca de três horas, o general Barros Moreira, ex-conselheiro militar do Brasil junto à Organização das Nações Unidades (ONU), e ex-titular da Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, dentre outros relevantes cargos ocupados ao longo de sua vida militar, falou sobre grandes assuntos pertinentes ao mundo atual, desde a questão do clima e suas mudanças, ao poderio nuclear das grandes nações como Estados Unidos, Rússia e a China.

O general abordou também a questão das migrações internacionais, o risco de uma nova guerra fria (outra vez colocando frente a frente EUA e Rússia), os ataques de uma guerra cibernética e suas conseqüências para a economia e a defesa mundial, além do terrorismo protagonizado pelos países islâmicos e que tem produzido atentados nefastos em várias nações.

Ainda no início de sua fala, o general ressaltou a conceituação de risco e ameaça, a diferenciação entre inteligência estratégica e a operacional de segurança, a definição de objetivos e a confecções de cenários. Citou também a questão da corrupção como o principal fomento do crime organizado no Brasil.

Comemoração e convênio

O evento marcou também dois importantes fatos: as comemorações dos 90 anos de fundação da Grande Loja da Maçonaria no Ceará (inaugurada em 19 de março de 1928); e a assinatura do convênio entre a Adesg-Ceará e a Faculdade Rodolfo Teófilo. O ex-governador do estado do Ceará, Lúcio Alcântara, representou a nova instituição de ensino superior cearense.

Sobre esta parceria entre as duas instituições, o delegado da Adesg no Ceará, coronel Duarte Frota, informa que, com o convênio, os cursos ofertados pela associação terão validade como extensão universitária.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar