Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

1.134 em 21/6/2019  

CEARÁ PACÍFICO: Desprestigiado por Camilo, secretário da Segurança já pediu para entregar o cargo e ir embora

PradoDeici Teixeira 4

Prado está dando as ordens na SSPDS enquanto Delci Teixeira já pediu para ir embora do Ceará

“Pedi pra ir embora em dezembro, não deixaram”. O desabafo a um amigo teria sido feito, recentemente, pelo delegado federal aposentado Delci Teixeira, ao comentar sua disposição de  deixar de vez o cargo de secretário da Segurança Pública do Ceará. Desestimulado diante da falta de recursos e da pressão do governo em tentar mostrar que a violência vem sendo reduzida no estado, Teixeira estaria preste a ir embora.

Há meses o secretário deixou de fazer pronunciamentos em público. Mal aparece na Imprensa local e dentro da SSPDS que dá as ordens é o “número dois” na cúpula da Segurança, o coronel Lauro Prado. É ele quem concede entrevistas aos jornais e TV e quem também dá as cartas na Polícia Militar, muitas vezes. A contra gosto  do comandante-geral, coronel Geovani Pinheiro.

Na semana passada, Pinheiro teve que assumir a responsabilidade pela exoneração do tenente-coronel Cícero Henrique Bezerra Lopes da subchefia da Coordenadoria de Inteligência Policial (CIP), muito embora a ordem tenha partido diretamente do governador Camilo Santana (PT), que atendeu a um pedido da direção da Assembleia Legislativa.

O motivo da exoneração do cargo do tenente-coronel Henrique (um dos oficiais mais atuantes no campo da Inteligência e no combate ao crime organizado) aconteceu após ele ter prendido o seqüestrador Fernando Soares Simplício, o “Fernando Borel”, foragido da Justiça de Pernambuco e que era assessor jurídico no gabinete do deputado estadual Osmar Baquit, atualmente exercendo o cargo de secretário da Pesca do governo de Camilo.

Delci estaria desprestigiado pelo próprio governador. Camilo agora é pressionado pelos seus “padrinhos” políticos, os irmãos Ferreira Gomes, a mandar o delegado federal ir embora, para que Ciro Gomes assuma o comando da Pasta.  

Mas, enquanto isto não acontece, Delci Teixeira comparece todos os dias ao seu gabinete e ali trata apenas questões burocráticas, enquanto o coronel Prado comanda verdadeiramente a parte operacional, buscando resultados para atingir metas de redução de homicídios. Recentemente, várias substituições foram feitas nos comandos das Áreas Integradas de Segurança (AIS), numa corrida desenfreada em busca de diminuir as taxas de assassinatos no Estado e atingir metas, sem sucesso. Estatísticas mascaradas são divulgadas à Imprensa local mês a mês. E são estas as únicas vezes em que Delci aparece para falar à Imprensa, de forma discreta. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

z1
 
 
Jornalista
Fernando Ribeiro
Bem-vindos ao blog, espaço destinado a matérias sempre atualizadas sobre Fortaleza e o Estado do Ceará
 
icon (85) 9 8826.7143

Compartilhe conteúdo

 

12f

 

zz1