Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2017

4.909

Atualizado em 15/12/2017  

Sindicato dos policiais civis volta a denunciar problema de superlotação de presos em delegacias da RMF

Pajuçara

No 29º DP (Pajuçara) já 17 presos numa única cela. Alguns estão doentes

Novas denúncias de superlotação de presos em delegacias da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza voltam a ser feitas pelo Sindicato dos Policiais Civis do ceará (Sinpol). Segundo a entidade, a situação em algumas distritais está além do suportável.

Nesta quinta-feira (2), a entidade que congrega inspetores e escrivães da Polícia Judiciária cearense revelou nas redes sociais a situação em que se encontra o 29º DP (Pajuçara), no Município de Maracanaú.  Ali, são 17 presos recolhidos em uma única e apertada cela.

Crimes

Conforme a denúncia, vários detentos estão doentes e a Polícia não tem como prestar a devida assistência aos enfermos, já que os policiais têm outras funções, especialmente a tarefa de investigação de crimes, pois a Pajuçara apresenta um alto índice de criminalidade. São crimes misteriosos de assassinatos com características de execução sumária que necessitam de uma investigação rigorosa.

Com o excesso de presos nas delegacias, além do risco permanente de resgates, fugas e até mortes, os policiais civis deixam de cumprir o dever de investigar crimes e passam, exclusivamente, a fazerem a guarda e escolta dos detentos, num autêntico desvio de função.

No ano passado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou um processo de retirada de presos das delegacias distritais, metropolitanas e especializadas na Grande Fortaleza. Dezenas de detentos foram transferidas para o Sistema Penitenciário. No entanto, o esvaziamento não foi total e o problema volta a ser denunciado.

A Delegacia Geral da Polícia Civil ainda não se manifestou acerca da denúncia do Sinpol.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

z1
 
 
Jornalista
Fernando Ribeiro
Bem-vindos ao blog, espaço destinado a matérias sempre atualizadas sobre Fortaleza e o Estado do Ceará
 
icon (85) 9 8826.7143

Compartilhe conteúdo

 

12f

 

zz1