Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2017

4.909

Atualizado em 15/12/2017  

COLUNA

SIRENE ABERTA

Camilo - delegados 5

Ao discursar perante a turma dos novos integrantes da Polícia Civil (delegados, escrivães e inspetores), na solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará, na última segunda-feira (10), o secretário da Segurança Pública, delegado André Costa (foto ao lado do governador Camilo Santana) , não se fez de rogado. “Vim para fazer a diferença”, disse em meio a uma platéia que logo reagiu com muitos aplausos.

Nos bastidores da Segurança e mesmo no meio político já existe um rebuliço geral. A pergunta que não sai da cabeça de todos desses setores é: ele vai ser candidato??? Costa não responde, ou se esquiva. No fim de semana passado, quando dava um passeio no Shopping Rio Mar Kennedy, mesmo não estando paramentado com seu colete e arma, Costa logo foi reconhecido. Daí em diante teve que encarar uma sessão de “self” e muitos apertos de mãos e abraços. A tietagem quase não teve fim. Candidato ou não, ele já angariou a opinião pública e até o empresariado (deu até palestra na Fiec). Falta, porém, reduzir os índices da violência. Vai conseguir? Esperamos que sim.

Fim de farra

Delano Cerqueira

Excelente resultado da Polícia Federal. Desmantelou uma quadrilha que vinha esnobando dinheiro às custas de golpes via internet banking em Fortaleza. Os ladrões invadiram as contas de milhares de correntistas e poupadores clientes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil pelo País afora.  Faziam transferências e gastavam o dinheiro alheio. Tinham apartamentos, carros importados e esnobavam em viagens ao exterior e festas locais, com direito a camarotes, mulheres belíssimas, bebida importada e muito luxo. Acabou a farra!!! Treze estão atrás das grades.  E o superintendente da PF no Ceará, delegado delegado Cerqueira Bunn (FOTO), já avisou. “As investigações não vão parar por aqui, tem muito a ser investigado". Cadeia neles, delegado Cerqueira!!!

Cidadãos mortos

Caso de Polícia

Em 10 dias do mês de abril, 119 pessoas foram assassinadas no Ceará.  Uma média, portanto, de 12 homicídios/dia. E entre as vítimas, pelo menos quatro cidadãos que morreram brutalmente em assaltos nas ruas de Fortaleza: Paulo Sérgio Garcia (economista e advogado), Márcio Franklin Rodrigues Braz (policial militar/sargento), Kildare Martins Rufino (web designer) e Antônio Luís Alexandre Sousa (vigilante de carro-forte).

Chegou chegando!!!

Cavalcante 45

Ex-deputado estadual Delegado Cavalcante voltou para os quadros da Polícia Civil já mostrando serviço e honrando sua fama de caçador de bandidos. Assumiu o comando da Delegacia Regional de Baturité e, logo na primeira semana, desmantelou uma quadrilha de traficantes que agia no Maciço. Na última quarta-feira, prendeu um suspeito de assassinar o advogado Paulo Sérgio Garcia nas Lojas Americanas do bairro Meireles, em Fortaleza. A prisão ocorreu em Barreira. O "homi" entrou fervendo!!

Oportunidade 1

Nos últimos anos, uma excelente porta se abriu no mercado de trabalho no setor da Segurança Pública para delegados da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar, quando estes passam para a aposentadoria ou Reserva, respectivamente. O cargo de secretário municipal de Segurança Pública. Diversos profissionais que já deram sua importante contribuição profissional nas suas corporações,hoje ganham mais uma oportunidade de colocar em prática sua experiência adquirida em 30 ou mais anos no combate ao crime.

Cesar Wagner

Oportunidade 2

Recentemente, o Município de Aracati perdeu muito. O experiente e competente delegado César Wagner Maia Martins foi nomeado para gerir a Segurança Pública daquele Município. Mas o prefeito Bismarck Maia vacilou. Não deu as condições necessárias a César para o trabalho. O delegado preferiu sair. Pacajus também perdeu. Não soube “segurar” o delegado Cavalcante.  

Oportunidade 3

Deladier

Já o Município de Parambu, nos Inhamuns (a 390Km de Fortaleza), o prefeito local, Filho Noronha, não deixou por menos. Nomeou o coronel PM  Deladier Feitosa Mariz (foto acima) secretário da Segurança Pública Municipal. Um oficial experiente, atuou na Casa Militar do Governo, foi comandante-geral da PM e o criador do programa Pró-Cidadania. Ganhou Parambu!!!

E TEM MAIS!!!

* A cidade de Sobral passa por problemas sérios na Segurança Pública. Assaltos, roubos, brigas de gangues, tráfico de drogas e assassinatos atormentam a população.  Na quinta-feira (12), uma escola foi invadida por bandidos, que mataram o vigilante e roubaram sua arma. Cadê o prefeito???

* No Ceará existem mais de 30 associações representando policiais militares e bombeiros militares. A briga é grande por associados. Mas poucas realmente oferecem serviços de qualidade, como atendimento jurídico, assistência de Saúde e outros benefícios.

Perícia foresne

* Até o fim do mês, as novas viaturas da PM, da Polícia Civil e da Perícia Forense vão  estar circulando pelas ruas e avenidas de Fortaleza, com uma adesivação bem “cheguei”, cores ostensivas e berrantes. São 305 veículos novos, 240 só para a PM. Custo para o Estado: R$ 22 milhões.

* Morte da menina Débora Lohany não pode ficar impune. Acrueldade dos assassinos merece uma pronta resposta das autoridades. A Perícia Forense fez a sua parte. Aliás, com competência e agilidade. Comprovação de identidade através de exame de DNA durou menos de 24 horas. Excelente!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

z1
 
 
Jornalista
Fernando Ribeiro
Bem-vindos ao blog, espaço destinado a matérias sempre atualizadas sobre Fortaleza e o Estado do Ceará
 
icon (85) 9 8826.7143

Compartilhe conteúdo

 

12f

 

zz1