Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2020

2.157 em 19/06/2020

Autoridades comemoram sucesso de Fortaleza na Copa Fifa 2014. Aparato de segurança garante tranquilidade na Arena Castelão e na Fanfest

Autoridades do Ceará comemoram os resultados positivos apresentados por Fortaleza na primeira fase da Copa do Mundo da Fifa 2014. O público médio em cada uma das partidas do Mundial realizadas na Arena Castelão foi de 46 mil torcedores.  Já nos eventos diários realizados na Arena Fanfest, no Aterro da Praia de Iracema, o público médio tem sido de aproximadamente 25 mil por cada jogo.

Na manhã de hoje (25), autoridades estaduais e municipais, além de representantes do Ministério Público, convocaram a Imprensa para apresentar os números relativos ao balanço da Copa na Capital cearense. No setor da Segurança Pública, foram lavrados somente 16 casos de flagrantes. O Ministério Público Estadual (MPE) informou ter realizado 77 procedimentos e garantiu que a Polícia Militar tem atuado dentro da legalidade no trabalho de garantia de acesso dos torcedores ao estádio, através de barreiras policiais nas vias do entorno da arena.

O sucesso na grande concentração de torcedores na Arena FanFest em Fortaleza, e a tranquilidade durante os eventos, receberam elogios da comissão organizadora da Fifa, que convidou representantes do Estado a comparecer, hoje, ao Rio de Janeiro para falar sobre o planejamento e a execução da festa.

Segundo as autoridades, o êxito tem sido alcançado graças ao compartilhamento das ações operacionais integradas entre os diversos órgãos envolvidos na operação, como a Secretaria Estadual da Copa (Secopa), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor), Vigilância Sanitária, Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza, entre outros. Conforme o planejamento, à cada jogo na Arena castelão, são mobilizados 170 agentes de trânsito (AMC), além de um efetivo da PM que ultrapassa três mil homens.

Cabe ao Comando do Policiamento Especializado (BPE) gerenciar a operação de segurança nas vias de acesso ao estádio, com barreiras policiais montadas nas avenidas Doutor Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), Deputado Paulino Rocha e Alberto Craveiro. O trabalho desenvolvido pelas tropas dos batalhões de Polícia de Choque (BPChoque), Policiamento de Eventos (BPE), de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE),  e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), tem impedido a aproximação de manifestantes na Arena Castelão. Já na área da Fanfest e seu entorno, a operação está sob a responsabilidade do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Batalhão de Policiamento Comunitário/BPCom (Ronda do Quarteirão), Pelotão de Motopatrulhas, 8ºPM (Meireles) e BPRaio.  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar