Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

952 em 23/5/2019  

Mais um policial é assassinado no Ceará, o sétimo em 2014. Subtenente da Reserva da PM foi morto por bandidos na presença do filho de 10 anos, no Eusébio

Nesta sexta-feira (27) subiu para sete o número de agentes da Segurança Pública mortos, neste ano, no Ceará. Era por volta das 14 horas quando três bandidos - dois homens e uma mulher -, ainda não identificados, assassinaram o subtenente da Reserva da Polícia Militar, Francisco Alcimiro da Silveira. O militar, que já havia exercido o cargo de comandante da Guarda Municipal do Eusébio, foi vereador do Município e, atualmente, era suplente de vereador pelo PSB, foi morto na frente de seu filho, um garoto de apenas 10 anos de idade, dentro do seu estabelecimento comercial, um mercadinho localizado  na Rua Francisco Mota, no distrito de Olho D'Água, nos arredores daquela cidade (Região Metropolitana de Fortaleza).

O crime foi filmado por uma câmera do próprio estabelecimento comercial. Policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), estiveram no local do crime e apuraram que se tratou de um assassinato premeditado. Os ladrões, supostamente, sabiam que o subtenente estaria armado. Um dos ladrões entrou primeiramente no mercainho e pediu um refrigerante. Depois de tomar a bebida, ele saiu dali e, em pouco tempo, voltou com os comparsas e anunciou o assalto. O PM teria reagido, sendo ferido.

A quadrilha fugiu em um veículo modelo Siena, prata que, provavelmente, foi o mesmo tomado de assalto, cerca de uma hora e meia antes, no bairro Maraponga. Mais tarde, o carro acabou sendo encontrado, abandonado, na Estrada do Fio, com marcas de sangue e o para-brisa danificado. 

O subtenente ainda foi socorrido para o hospital do Eusébio, mas não resistiu. Conforme as primeiras investigações, os ladrões roubaram a arma do PM, o que caracterizou o crime de latrocínio (roubo seguido de morte).  Até o começo da noite, a Polícia continuava em diligências no Eusébio e localidades próximas no intuito de prender os assaltantes.

 

Veja, a seguir, a sequência de mortes de policiais no Ceará neste ano

 

01 - (09/01) Policial militar Fernande Vanuncci Bezerra da Silva é morto, a tiros, ao reagir contra assaltantes na Rua Heribaldo Costa, no bairro João XXIII.

02 - (14/03) Policial militar José Edson Andrade é baleado e morto durante um assalto a uma empresa de alimentos e transportes no bairro Parque Potira, em Caucaia.

03 - (17/03) Delegado de Polícia Civil do Piauí, Lucas Craveiro Alves, cearense, é assassinado ao trocar tiros com assaltantes que tentaram roubar seu veículo, quando o policial saía de uma pizzaria na Avenida Washington Soares, no bairro Água Fria.

04 - (23/04) Ex-PM Paulo Sérgio Chagas de Oliveira é morto, com vários tiros, na Avenida Stênio Gomes, no bairro Vila Peri, em um suposto assalto.

05 - (20/05) Policial militar Paulo Henrique Farias é baleado e morto ao reagir contra assaltantes na porta de um salão de beleza, na Avenida I do Conjunto Ceará.

06 - (21/06) Policial militar Carlos Wanderley Vicente Barbosa é morto no Conjunto São Cristóvão, Jangurussu. Bandidos fogem levando a arma e a motocicleta do militar, o que caracterizou um latrocínio (roubo seguido de morte).

07 - (27/06) Subtenente da Reserva da PM, Francisco Alcimiro da Silveira é assassinado por assaltantes em seu estabelecimento, no Eusébio

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar