Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2020

2.157 em 19/06/2020

Aparato da segurança tem garantido jogos e Fanfest

b1

 

Dezoito dias após a abertura  da Copa do Mundo, as autoridades da Segurança Pública do Estado do Ceará acenam com um balanço positivo da operação de policiamento na Capial. Até agora, nenhum incidente considerado de gravidade foi registrado na Arena Castelão, no seu entorno; e na Praia da Iracema, onde está sendo realizada a FanFest da Fifa.

Nos dias de jogos da Copa no Castelão, o aparato de segurança é reforçado e começa a trabalhar a partir de 6h30, quando os batalhões de Policiamento de Eventos (BPE), de Polícia de Choque (BPChoque), de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) montam barreiras de contenção nas três vias principais de acesso à praça esportiva, as avenidas Doutor Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), Deputado Paulino Rocha (a partir do entroncamento com a BR-116) e Alberto Craveiro (a partir do viaduto do Makro, na Aerolândia).

Com a fixação das três barreiras de policiais fortemente armados torna-se praticamente inviável qualquer tipo de manifestação se aproximar do Castelão. Além disso, o bloqueio inclui o desvio do tráfego. Somente é permitida a passagens dos automóveis credenciados (de moradores) e veículos oficiais como os de transporte de delegações, de autoridades, e da própria Polícia, Corpo de Bombeiros e 'forças amigas', incluindo aí as tropas federais.

Pelo ar, três helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), equipados com câmeras de alta potência, fazem varredura na verificação de possíveis focos de manifestantes, bem como, auxiliam no desvio de trânsito e identificam eventuais ocorrências policiais na área, como assaltos, roubo de veículos etc. Os helicópteros 'Fênix" também estão prontos para ser utilizados em resgates de feridos em acidentes.

Além desse trabalho, os aparelhos da Ciopaer transmitem on-line imagens de tudo o que está acontecendo nas áreas patrulhadas pelas aeronaves. Estas, são transmitidas para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na sede da SSPDS, responsável por toda a coordenação da operação. Cabe ao secretário da Segurança Pública, ao superintendente regional da Polícia Federal e ao Comandante da 10ª Região Militar tomar as medidas necessárias para a garantia dos eventos.

Já na Arena Fanfest e no seu entorno, o trabalho tem sido elogiado por cearenses e turistas nacionais e estrangeiros. Cabe ao Batalhão do Policiamento Turístico (BPTur), ao Ronda do Quarteirão, Cavalaria e Pelotão de Motopatrulhas do Comando do Policiamento da Capital (CPC) fazerem o patrulhamento tanto na faixa de areia onde ocorrem os eventos, assim como ao longo das avenidas Historiador Raimundo Girão, Almirante Barroso, Abolição, Beira-Mar, Monsenhor Tabosa e nas vias transversais. Em cada cruzamento há policiais de prontidão.

Tanto no entorno da Arena Castelão como da FanFest, na Praia de Iracema, estão estacionados Centros Integrados de Comando e Controle Locais (CICCLs), caminhões dotados de Plantaforma de Observação Elevada (POE), que são torres compostas por câmeras dispostas em todas as direções (360º). Elas permitem uma visualização plena e de alta resolução (inclusive à noite) a um raio de distância de até três quilômetros.

Nos últimos dias, a PM, através de sua Tropa de Choque, tem sido mobilizada para impedir que manifestantes da construção civil (categoria em greve) acessem à área da FanFest e à Avenida Beira-Mar, locais considerados de segurança máxima (prioritária) para o evento Fifa. Na manhã desta segunda-feira ocorreu um confronto ali próximo, logo superado pelo BPChoque. Mesmo assim, três PMs e um manifestante ficaram feridos.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar