Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro Mortes no Ceará 2017

3972
Atualizado em 18/10/2017

Fanfest reuniu multidão no último dia da Copa. Policiamento reforçado garantiu o evento. População agora pergunta: essa segurança vai continuar?

069 

Cerca de 45 mil pessoas compareceram, na noite do domingo último, ao encerramento da Fifa Fanfest 2014, no Aterro da Praia de Iracema, segundo cálculos da direção do evento e da Polícia Militar. Milhares de fortalezenses se misturaram aos turistas nacionais e estrangeiros que ainda estavam em Fortaleza acompanhando o desenrolar do Mundial de Futebol. Apesar da presença maciça de torcedores, segundo a PM não foi registrado nenhum incidente de gravidade.

O show da banda de forró cearense 'Aviões do Forró' terminou por volta de 21h30, quando uma massa ainda se comprimia tanto do lado de dentro da FanFest quanto do lado de fora. A Avenida Historiador Raimundo no Girão, no trecho entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Idelfonso Albano ficou pequeno para comportar tanta gente. O quadro era parecido ao que acontece nas noites de Réveillon no Aterro. Em dado momento, a organição teve que suspender a entrada de pessoas na arena, diante da imensa lotação. Uma coluna de policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foi alinhada junto à entrada do espaço, auxiliando os seguranças e a Guarda Municipal a evitar tumultos.

Segundo as autoridades da Secretaria da Segurança Pública, durante os 30 dias de Copa, o Aterro não registrou nenhum fato de maior gravidade.

Na Delegacia Móvel da Polícia Civil instalada no entorno da Fanfest, o maior número de Boletins de Ocorrência (B.Os.), cerca de 800, foi relativo a perda de documentos e pequenos furtos. Já a Polícia Militar utilizou um efetivo de aproximadamente 450 homens por dia de festa. Contudo, nos dias de jogos da Seleção Brasileira esse contingente era aumentado para até 700 policiais militares. Uma Plataforma de Observação Elevada (POE) monitorou com 30 câmeras de longo alcance tudo o que acontecia no perímetro.

No espaço interno da festa, de onde era possível acompanhar os shows, além de patrulhas à pé dos batalhões de Policiamento de Eventos (BPE) e de Policiamento Turístico (BPTUr), havia também torres de observação, com policiais acompanhando a movimentação dos torcedores.

E depois da Copa?

Comerciantes, moradores, além de funcionários de pousadas, hotéis e restaurantes da área, ouvidos pelo blogdofernandoribeiro.com.br tinham uma só indagação no último dia de festa: E agora? com o fim da Copa, essa segurança toda aqui na Praia de Iracema vai continuar, ou a Polícia vai desaparecer e os assaltos vão voltar?" As autoridades ainda não se pronunciaram.

Nos dias de eventos na Fanfest a segurança também se prolongou por todo o bairro. Nas avenidas Historiador Raimundo Girão, Beira-Mar, Barão de Studart, Dom Manuel e Monsenhor Tabosa, além de todos os cruzamentos dessas vias com ruas transversais, como a João Cordeiro, a PM colocou policiais à pé e em viaturas para inibir a presença de marginais e impedir incidentes. Até mesmo o tráfico de drogas, que virou uma marca da Praia de Iracema, se inibiu nos dias de Copa. A população agora espera que a Polícia não desapareça.

Veja mais imagens do último dia de Fifa FanFest

006

 036

067

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar