Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Portuguese English French Italian Japanese Spanish

Território da Paz já registrou 151 assassinatos em 2014

pistola

Moradores da Rua Orlando Dias, no bairro Granja Lisboa, ainda estão atordoados com as cenas de violências praticadas na noite do último sábado (12), quando uma mulher de 76 anos de idade foi brutalmente assassinada pelo próprio filho, um homem de 29 anos, usuário de drogas, que utilizou uma foice para praticar o crime.

O que aconteceu na Granja Lisboa, no fim de semana, não é fato isolado. O bairro apresenta altos índices de criminalidade, assim como as outras comunidades que integram o chamado 'Território da Paz', no Grande Bom Jardim, na zona Sul de Fortaleza.

O 'Território da Paz' é um projeto criado pelo Governo Federal em 2009 para atender as demandas sociais das cidades brasileiras que, na época, apresentavam, índices criminais considerados acima dos patamares estatísticos monitorados pelo Ministério da Justiça. A iniciativa do Governo Federal passou a ser compartilhada pelos governos estaduais e municipais.

No Ceará, o 'Território da Paz' foi delimitado em cinco bairros de Fortaleza (Bom Jardim, Granja Portugal, Granja Lisboa, Siqueira e Canindezinho) onde o número de assassinatos vinha assustando a população e fugindo do controle das autoridades da Segurança Pública.

Mas, passados cinco anos desde a implantação do projeto, que previa ações de Segurança Pública e também de cunho social, como instalação de novas escolas, creches, abertura de programas educacionais, esportivos e  de saúde, pouco ou quase nada mudou nos cinco bairros. Os homicídios dolosos continuam a desafiar a Polícia, por conta do envolvimento de milhares de pessoas - a maioria jovens - com o tráfico e consumo de drogas.

Desde janeiro de 2014 até junho último, pelo menos, 151 pessoas foram assassinadas no 'Território da Paz'.

As estatísticas, formuladas pelo blogdofernandoribeiro.com.br, com base nos registros estatísticos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mostram que dos cinco bairros do 'Território da Paz', o Bom Jardim ainda é o mais violento em termos de homicídios dolosos. Dos 151 crimes de morte ocorridos no perímetro, no primeiro semestre de 2014, 55 deles aconteceram naquele bairro. Em segundo lugar vem a Granja Lisboa, com 29 homicídios. O terceiro bairro mais violento é a Granja Portugal, que registrou 26 assassinatos. O Siqueira teve 21 homicídios; e o Canindezinho, 20. Um Batalhão da PM (17ºPM) e duas delegacias da Polícia Civil (12º DP e 32ºP) são os responsáveis pela segurança naquele setor da Capital.

 

Veja quadro dos homicídios no "Território da Paz" em 2014

 

                           Janeiro    Fevereiro    Março    Abril    Maio   Junho  Total

 

Bom Jardim             06             13          17        07       09        03        55

Granja Lisboa          05             05          11        02       04        02        29

Granja Portugal       03             03          06        04       04        06        26

Siqueira                   03             03          04        04       01        06        21

Canindezinho          04             01          08          -        04        03        20

TOTAL                    21             25          46         17       22        20      151

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar