Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro Mortes no Ceará 2017

3972
Atualizado em 18/10/2017

Policiamento com motocicletas torna-se ferramenta eficaz no combate ao crime

raio4

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou, na última terça-feira (15), uma série de medidas para melhorar a segurança pública naquele Estado, especialmente na Capital paulistana. Entre elas, a criação de mais uma unidade de patrulhamento com motocicletas, visto que este tipo de unidade foi uma das mais eficientes na Operação Copa do Mundo Fifa 2014.

No Ceará, o sistema de patrulhamento com motocicletas já tem 10 anos, quando foi implantado o Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

Ao longo dessa década de trabalho, o Raio ganhou de longe de qualquer outra ferramenta ou estratégia de ação de combate ao crime montada pelos organismos da Segurança Pública.

No ano passado, antes de deixar o cargo para concorrer nas eleições próximas ao cargo de deputado estadual, o então titular da SSPDS, coronel Francisco Bezerra, decidiu ampliar o Raio, transformando-o de companhia para batalhão. O número de policiais foi praticamente triplicado, assim também renovada e ampliada a frota de motocicletas.

Dica

Hoje, em Fortaleza, cidade que sofre com os congestionamentos diários, a mobilidade da Polícia está em xeque. As viaturas não conseguem chegar a tempo nas ocorrências. Já as patrulhas do BPRaio driblam facilmente os engarrafamentos quilométricos nas vias da Capital e, com precisão e treinamento, seus homens apresentam maior eficiência no combate ao crime. Nem mesmo o projeto Ronda do Quarteirão consegue obter tantos resultados positivos quanto o BPRaio.

Fica, então, a dica para os futuros gestores do Estado e da Segurança Pública que assumirão seus cargos a partir do dia 1º janeiro de 2015. Querem maior eficiência no combate à criminalidade? Então, ampliem o sistema de policiamento com motocicletas. Que o diga o governador de São Paulo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar