Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro Mortes no Ceará 2017

4.060
Atualizado em 23/10/2017

BASTIDORES DA SEGURANÇA

Intermitente piscando 2

SIRENE ABERTA

André Costa 1

O secretário da Segurança Pública do Ceará, delegado André Costa, que está sendo chamado de “Moro do Ceará” ou "Batman", anda de "beicinho" com a sua própria instituição, a Polícia Federal. Tudo por conta da operação que desarticulou uma quadrilha de facínoras que vinham estourando bancos e sitiando cidades no Ceará.

Ainda na noite de sexta-feira (31), Costa e a cúpula da PM montaram a operação que iria desmantelar o bando à custa de muita bala. Feito o cerco, estraçalhado o bando (com a morte de vários integrantes e a prisão de outros), o secretário planejava uma grande coletiva de Imprensa a ser realizada na segunda (3) pela manhã, na própria sede da SSPDS.

Mas, a PF se antecipou e ainda na tarde chuvosa de sábado, horas após o confronto em Jaguaruana, organizou uma coletiva para dar os resultados da operação. Chateado, nem o secretário, nem o comandante da PM, coronel Ronaldo Viana, nem o delegado-geral da Polícia Civil, delegado Everardo Lima; nem, o perito-geral da Pefoce, Ricardo Macedo, que compõem a cúpula da SSPDS, compareceram ao evento na sede da PF.

Ói, ói, ói...!

Cavalcante 10

Foi um rebuliço geral a volta do delegado Cavalcante aos quadros da Polícia Civil. Depois de quase 10 anos afastado da instituição (teve dois mandatos seguidos de deputado estadual), ele voltou... E onde botar o “homem”? Solução: exoneraram o delegado titular da Delegacia Regional de Baturité, o jovem Joel Morais, e botaram Cavalcante lá... oi,oi,oi!!!

Cores da Jamaica!

Viatra colorida

Que diabeisso? Vazou nas redes sociais a nova “estampa” das viaturas da Polícia Civil. O envelopamento dos novos carros causou espanto e pilhéria dos inspetores.  O visual das viaturas a serem entregues, em breve, por Camilo Santana à “prima pobre” da Segurança Pública vem com uma faixa nas cores amarela, vermelha e verde. Será em homenagem a Bob Marley ...

Xerife Moroni pode

Moroni Torgan 

O vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Bing Torgan, delegado federal aposentado e ex-secretário da Segurança Pública do Ceará, vem com força total para comandar a Segurança na Capital. Teremos em breve um grande projeto para reduzir a violência na Capital mais violenta do País. Viaturas, efetivo, armamento, câmeras. Está tudo sendo preparado, aguardem...

Mulher é quem manda!

Keydna Carneiro 2

Inteligente, competente e dedicada à profissão. É esse o perfil da tenente-coronel PM Keydna Carneiro, subchefe do Comando do Policiamento Especializado. Nesta semana, ela está à frente do CPE, já que o titular, coronel PM Aginaldo Oliveira, foi ao Rio de Janeiro participar de um grande evento de Segurança Pública.  Arrocha, Keyda. Mulher manda!

Vassourada na Pefoce!!!

Ricardo Macedo

Depois de 10 anos no cargo, Maximiliano Leite deixou a Pefoce. Era o perito-geral. Assumiu o competente Ricardo Macedo (indicação do vice-prefeito, Moroni Torgan). E começou um corre-corre na instituição. Macedo fez logo uma vassourada, tirando de cargos comissionados quem não trabalhava. Menino! foi um corre-corre naquele prédio da Leste-Oeste...

Ela vai voltar!!!

Socorro Portela 2

Depois de uma gestão irretocável no comando da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com seriedade e dedicação, a excelente delegada Socorro Portela foi inexplicavelmente tirada do cargo e  mandada para bem longe da Capital (nomeada para a Delegacia de Acaraú). Porém, a grande xerife vai assumir, em breve, novo cargo na Capital.

Diretora ameaçada

Diretora da Penitenciária de Pacatuba, Socorro Marques, recebeu ameaças de morte da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.). Agora, resta saber se a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus)  dará a devida segurança para a servidora. E aí Dra. Socorro França???

Briga de cachorro grande

A confusão está formada. Deputado Capitão Wagner (PR) denunciou na tribuna da Asssembleia Legislativa que delegada forjou provas no inquérito da Controladoria Geral de Disciplina (CGD) sobre a chacina do Curió (11 pessoas mortas em novembro de 2015). Tem 44 PMs presos. Então a delegada queria mesmo botar os PMs na cadeia? A troco de que? A briga certamente vai parar na Justiça....

E TEM MAIS:

* A briga é grande nos bastidores da Polícia Civil. Estão em pé de guerra os departamentos de Polícia Metropolitana (DPM) e o Departamento Técnico Operacional (DTO)...

* Quebra-cabeça para a Polícia Civil.  Cadê a menina Débora desaparecida na Aerolândia??? Teremos um novo caso insolúvel igual ao da turista morta em Jeri???

* Casa Militar foi rebaixada. Não tem mais status de secretaria  no Governo de Camilo Santana. E as gordas gratificações dos PMs que lá trabalham vão acabar?

* Lamentável a situação de várias delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza. Prédios caindo aos pedaços, sujeira, presos entulhados em xadrezes fétidos, doentes...

* Velho “Casarão” centenário e histórico da Polícia Civil, no Centro, está esvaziado. Situação triste. Apenas alguns setores administrativos funcionando lá. Mas parece casa de fantasmas.

* A mesma situação acontece na sede da CGD, um prédio antigo e caindo aos pedaços na Praia de Iracema.  Subir as velhas escadas de madeira ali é um exercício de coragem... e risco!

* Deputado federal cearense Cabo Sabino (PR), subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para defender um tratamento direfenciado para policiais federais e policiais rodoviários federais na reforma da Previdência. Boa!!!

* Pronto para entrar da pauta da Câmara dos Deputados a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê a criação da Polícia Penal, federal e as estaduais. Será muito bom para os agentes penitenciários de todo o País. Parabéns Sabino!

* Na última segunda-feira a caravana da AMC passou pelo Centro e rebocou, ao lado do prédio da Polícia Civil, o carro de um delegado com documentos e armamento, munições etc. E se as armas desaparecessem??? Cuidado onde se mete AMC...

* Velhos casarões do Centro da Capital viraram bocas de fumo. Nas ruas Princesa Isabel, Teresa Cristina e Senador Alencar, eles são redutos da venda de crack durante 24 horas. Cadê a DCTD???

* Cracolândias do Centro funcionam livres e a todo vapor ao lado do Centro de Turismo (antiga Emcetur) e nas calçadas do novo Beco da Poeira, na Rua Princesa Isabel, todas as noites. Onde anda a Polícia???

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar