Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro Mortes no Ceará 2017

3932
Atualizado em 16/10/2017

BASTIDORES DA SEGURANÇA PÚBLICA

 

Intermitente piscando 2

SIRENE ABERTA

Esta coluna é publicada às quartas e sextas-feiras 

DEPROTUR VAI MUDAR DE ENDEREÇO

Deprotur

Mais uma de primeira mão: o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, delegado federal André Costa, já decidiu: vai transferir a sede da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) de volta para a Praia de Iracema. Depois de funcionar durante anos em uma casa alugada na confluência das avenidas Almirante Barroso e Historiador Raimundo Girão, a Especializada hoje divide espaço com o 2º DP (Meireles), na Rua Costa Barros (FOTO ACIMA), fazendo parte da 2ª Uniseg (Unidade de Segurança Pública).

E mais: a nova sede da Deprotur deverá funcionar no entorno ou mesmo nas dependências do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Essa decisão vem como conseqüência da dor de cabeça que sempre atormenta os gestores da SSPDS e do Comando-Geral da PM quando ocorre um crime naquele local. E isso aconteceu há duas semanas, quando um jovem foi assassinado a facadas por assaltantes quando se recusou a entregar seu celular.  Era o web designer Kildare Martins Rufino, 23. Ele já havia sofrido outros dois ataques de bandidos na mesma região. Até agora, a Polícia não prendeu os criminosos.

PRAIA DE IRACEMA, ETERNA DOR DE CABEÇA

dRAGÃO 20

Não é de hoje que a Praia de Iracema virou um “calo” para os gestores da Segurança Pública. Os crimes de assaltos e latrocínios (roubos seguidos de morte) quando acontecem ganham uma grande repercussão na mídia local. Em dezembro de 2013 foi também assim, quando bandidos assaltaram e mataram o padre Elvis Marcelino de Lima, na esquina das ruas José Avelino e Senador Almino.  A Polícia prometeu intensificar o policiamento. E fez isso. Mas por pouco tempo. Passada a “ressaca” do caso, a situação voltou a ser a mesma.

No Pré-Carnaval do ano passado, o bairro voltou à cena na Imprensa, quando o filho do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) foi baleado por bandidos, num incidente até hoje não esclarecido. Tentativa de assalto? Bala perdida? “Acerto de contas”. Ninguém respondeu. Mas a Imprensa “caiu de pau” em cima do policiamento.

VIOLÊNCIA E ABANDONO DO CENTRO

Fortaleza Bela

E o Centro da cidade?  A situação é feia. Os assaltos acontecem diariamente, principalmente no período da noite. A área é empestada de moradores de rua e usuários de drogas, que praticam furtos e roubos todos os dias e todas as horas para poderem alimentar o vício do crack.  O bairro tem várias cracolândias à céu aberto. A principal delas está no entorno da Praça Castro Carreira (da Estação), com drogas vendidas abertamente por traficantes do Oitão Preto. Outra, na Rua Princesa Isabel, na porta do Beco da Poeira (mesma rua onde estão sediados o 34º DP e o Quartel da 1º Companhia do 5ºBPM), com drogas vendidas à rodo em um casarão da Rua Teresa Cristina.

ABRIGO, QUEM BANCA?

Morador de rua

Em sua fala à Imprensa após palestrar na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o secretário da Segurança Pública do Estado, André Costa (ele, de novo!) disse que quer uma parceria com a Guarda Municipal de Fortaleza paraa implantação de um Plano Permanente de Segurança para o Centro de Fortaleza. Quer resolver a questão da imensa quantidade de sem-teto que perambulam e moram no Centro. Falou de um abrigo para essa massa humana desassistida e humilhada. Quem vai bancar?

PROFISSÃO PERIGO!!!

Vigilante morto 30

Sindicato dos Vigilantes do Estado do Ceará anda preocupado com a onda de violência que atinge a categoria, sem falar na alta taxa de desemprego. Neste ano, em menos de quatro meses, 14 profissionais foram baleados e dois acabaram mortos em ataques de criminosos. Na Granja Portugual, bandidos assaltaram um carro-forte e mataram o vigilante Antônio Luís Alexandre de Sousa, na tarde do último dia 11. No dia seguinte, na cidade de Sobral, assaltantes invadiram uma escola e mataram, para roubar a arma, o vigilante Marcos de Paiva Rodrigues. Categoria sofredora essa...

MEDIDAS CAUTELARES E JULGAMENTO

Presídio Militar do Ceará 2

A decisão tomada pelo Colegiado da Justiça em pronunciar, isto é mandar a julgamento, oito dos 44 PMs acusados ou suspeitos de envolvimento na Chacina do Curió, foi acompanhada da adoção de medidas cautelares. Os PMs soltos na noite desta terça-feira (18) não poderão trabalhar nas ruas, tendo que somenten exercerem atividades administrativas nos quartéis. Não poderão se ausentar da Comarca de Fortaleza por mais de oito dias, sem que sejam autorizados pelo juiz. Não poderão ter qualquer contato com testemunhas do processo, sobreviventes ou familiares das vítimas. 

 

E TEM MAIS:

 * Deu na coluna do competente jornalista Roberto Moreira (Diário do Nordeste): comandante-geral da PM de Pernambuco, coronel José Flávio Morais de Santana, proibiu a tropa de dar entrevista ou divulgar fatos “negativos” na Segurança Pública (como detalhes de assaltos, assassinatos, latrocínios, “saidinhas” etc). PMs só podem falar de fatos “positivos”, como prisões, apreensões etc. De a moda pega einh!!!

* Enquanto o comandante censura a tropa, Pernambuco sofre uma nova escalada da criminalidade.  Somente em março, o estado registrou 548 casos de homicídios. No semestre já são 1.522 assassinatos, numa média de 17 casos/dia. No Ceará, esta é média é de 11/dia.

* De parabéns a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará. Reduziu em 45 por cento o número de acidentes nas estradas federais (BRs) cearenses durante o feriadão da Semana Santa. O chefe da instituição, inspetor Stênio Pires, tem feito uma administração de competência e resultados.

* Praça Gustavo Barroso, a Praça do Liceu, no bairro Jacarecanga, está abandonada pela Segurança. Jovens consomem drogas toda hora e praticam furtos e assaltos. Ali mesmo está instalada a sede da Secretaria Estado de Políticas Contra as Drogas. Oh secretariazinha sem moral pra nada!!!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar