Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Portuguese English French Italian Japanese Spanish

PM qualifica tropa de Apoio Tático para enfrentar a bandidagem nas ruas de Fortaleza

FTA 4

Policiais passaram por intensos treinamentos para o combate ao crime na Grande Fortaleza

Uma solenidade marca, nesta terça-feira (5), a conclusão do curso de nivelamento e aperfeiçoamento para policiais militares do Ceará integrante das patrulhas da Força Tática de Apoio (FTA) dos batalhões e companhias da Corporação sediadas na Capital e nos Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).  A solenidade está marcada para esta tarde, a partir das 16 horas, no Quartel do Comando-Geral da PM, no Bairro de Fátima.

O curso foi realizado para treinar com mais qualificação os policiais que compõem as patrulhas responsáveis por dar o primeiro suporte às demais viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG). Em todos os batalhões e companhias do POG há patrulhas de FTA.

O treinamento foi realizado na Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp) e contou com diversos treinamentos táticos ministrados pelo Comando do Policiamento Especializado (CPE). O objetivo é dotar essas equipes de mais recursos para o enfrentamento ao crime organizado.

Os militares passaram por treinamento e simulações de abordagens a veículos comuns, coletivos, carros-fortes, além de serem treinados em situações que exigem invasão tática e outras situações comuns no dia a dia do patrulhamento nas ruas.

Interior

Não se trata de uma nova tropa de elite da PM. São policiais que já estavam nas ruas e que passaram por uma maratona de treinos de aperfeiçoamento para o combate direto à criminalidade.

Com a conclusão do curso para as equipes de FTA da Capital e RMF, o passo seguinte será qualificar as patrulhas de apoio dos batalhões e companhias do Interior do estado.

As FTAs dão o primeiro apoio às patrulhas do policiamento ordinário, em casos de perseguições (cerco inteligente), abordagens a veículos e em imóveis e outras ocorrências usuais.

Tropas especiais

As tropas de elite da Polícia Militar são formadas por homens dos seguintes batalhões: de Policiamento de Choque (BPChoque), de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), de Policiamento de Eventos (BPE), de Policia de Meio Ambiente (BPMA), de Policiamento Turístico (BPTur), além do Regimento de Polícia Montada (RepMont) e da Ronda Com Cães (Roca)/Canil.

A principal tropa de elite da PM é a do Batalhão de Choque/BPChoque, formado por cinco companhias: Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), Cotam (Comando Tático Motorizado), CDC (Controle de Distúrbios Civis), Cotar (Comando Tático Rural) e CPCães (Canil).

Um estudo do Comando-Geral da PM e já encaminhado ao Governo do Estado prevê a criação de, ao menos, três novos batalhões de Polícia de Choque (BPChoque) no Ceará, que serão  subordinados a um Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar