Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2017

4.561

Atualizado em 22/11/2017  

Secretário da Segurança Pública é sabatinado por deputados sobre a violência sem trégua que atinge o Ceará

Intermitente piscandoIntermitente piscando Intermitente piscandoIntermitente piscando

SIRENE ABERTA Fernando Ribeiro

AL 1000

 

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA QUER AJUDA POPULAÇÃO PARA REDUZIR A CRIMINALIDADE NO CEARÁ

 

O secretário da Segurança Pública do Ceará, delegado federal André Costa,  está sendo sabatinado, nesta quarta-feira (20), pelo deputados estaduais cearenses. A ida de Costa à Assembleia Legislativa foi um “convite”. Quem fez questão de ressaltar isto foi o presidente daquela Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT).  Para ele, a presença do secretário no Parlamento é uma “boa oportunidade” para que ouça críticas,  mas também sugestões e orientações sobre o combate aos altos índices da violência no Ceará.

 

“Você acha que o governador está satisfeito com esses números altos de homicídios no Ceará? Você acha que o secretário está? Você acha que eu estou?”, indagou Albuquerque aos repórteres numa rápida coletiva de Imprensa antes da sabatina ao secretário.  Ele ressaltou as ações do governador Camilo Santana (PT) na área da Segurança Pública. Elogiou o trabalho do Batalhão Raio no interior, as constantes apreensões de drogas e fez um comparativo: “Até bem pouco tempo, a gente queria ir a Pernambuco para saber como reduziram os crimes de homicídio ali. Agora, Pernambuco apresenta números maiores que os do Ceará. Então, vamos tratar do nosso problema. Mas a população precisa ajudar, a denunciar”, disparou o chefe do Legislativo.

 

IVO MEXEU NO VESPEIRO

Ivo Gomes

 

Soou como uma bomba nos bastidores da Segurança Pública as declarações do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), ao criticar seriamente os trabalhos da Polícia Civil e da Perícia Forense (Pefoce) no Município. Cobrou a resolução de inquéritos que tratam de dezenas de assassinatos ocorridos ali e cujos autores permanecem na impunidade. Logo, dezenas de delegados responderam à altura. “O incompetente Ivo Gomes esqueceu que seu irmão, Cid, foi governador do Ceará por oito anos e sucateou a Polícia Judiciária. O aumento da criminalidade em Sobral se deve, exclusivamente, ao fracasso da polícia preventiva, que é arcaica, ultrapassada e viciada”, disse um delegado. “Prefeito Ivo Gomes, tenha a certeza que a Polícia Judiciária é que está no limite em ser tratada sem a devida prioridade. Vossa Excelência já perguntou ao seu irmão Cid, que esteve à frente do governo por oito anos, por qual motivo a Polícia Judiciária encontra-se no estado atual?”, metralhou outro delega.

 

BONS EXEMPLOS NA PC

Márcio GutierrezPaulo André Cavalcante

 

Embora capenga, desprestigiada pelo governo e sucateada, a Polícia Civil do Ceará (PC) dá sinais claros de que, se fosse modernizada, aparelhada e seus quadros restabelecidos, poderia em muito contribuir para a reversão da violência no Ceará. Prova disso foram recentes trabalhos realizados pelas equipes de duas delegacias. O primeiro exemplo veio da Delegacia de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária e às Finanças Públicas, chefiada pelo delegado Márcio Guttierrez (à esquerda), que desarticulou um esquema criminoso e milionário de sonegação de impostos no Ceará. O segundo, partiu da equipe do 7º DP (Pirambu), chefiada pelo delegado Paulo André Cavalcante (à direita), que, em menos de 24 horas, prendeu uma quadrilha responsável por seqüestrar, torturar e matar duas adolescentes na Barra do Ceará, no último fim de semana. É a prova de que, se investir da Polícia Judiciária, o governador Camilo Santana (PT) terá bons frutos até começar sua campanha à reeleição. Se não fizer isto, terá dificuldades para convencer os eleitores a reconduzi-lo ao Palácio da Abolição.

 

GUARDAS TERÃO TRABUCOS

Homicidômetro 2

 

As Guardas Municipais de Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri, poderão armar seus profissionais até 2018. Essa informação foi publicada, com exclusividade, pelo JORNAL DO CARIRI, na edição da última terça-feira (19). Os dois Municípios se enquadram nas condições e exigências legais para que seus agentes possam portar armas de fogo e, assim, terem mais eficácia no auxílio à força policial no combate ao crime. Em Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o vice, Moroni Bing Torgan (DEM), que é delegado da Polícia Federal, já estão adiantados nessa questão e, até outubro, lançam o Plano Municipal de Proteção Urbana (PMPU). O trabalho está sendo tocado a pleno vapor. Os guardas municipais da Capital estarão trabalhando armados, lado a lado com a PM, em duas primeiras comunidades: Jangurussu (Messejana) e Goiabeiras (Barra do Ceará). Moroni promete “botar pra correr” a bandidagem desses dois bairros. Viva!!!

 

PRÓTESE PARA O SOLDADO

DouglasSabino hojew

 

Gesto nobre e de clara demonstração de comprometimento com a Segurança Pública do Ceará, partiu do deputado federal cearense Cabo Sabino/PR(à direita) Ele encaminhou ao governador Camilo Santana (PT)     um requerimento para que o Estado forneça a prótese necessária ao soldado da PM Douglas Melo Neto (à esquerda). O PM, pertencente ao Comando Tático Rural (Cotar), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), foi seriamente ferido numa ocorrência de tiroteio com assaltantes em Boa Viagem (a 217Km de Fortaleza), no último dia 14 de agosto. Baleado, foi trazido para Fortaleza de ambulância (não disponibilizaram um helicóptero da Ciopaer) e hospitalizado, mas acabou tendo uma das pernas amputada. Amigos e colegas de farda iniciaram uma campanha nas redes sociais para angariar dinheiro para a compra da prótese. Porém, Sabino encaminhou o pedido ao Governo e ao secretário da Segurança, para que o equipamento fosse doado pelo Estado ao militar. E assim aconteceu. A prótese será adquirida através do Fundo de Defesa Social (FDS).

 

ROUBO A TODA HORA

Assalto doido

 

 

Os números da violência no Ceará realmente passam do limite. O crime já está bem perto do incontrolável. Basta dizer que, além do avanço galopante dos assassinatos (já próximo de completar 4 mil), os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) também tiveram uma alta nos últimos meses. Segundo dados oficial da própria  Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), entre os meses de janeiro e agosto, nada menos, que 90 mil roubos foram registrados através de Boletins de Ocorrência (B.O.). Isso, sem contar os inúmeros casos de sub-notificação, isto é, os crimes que não são registrados por decisão das próprias vítimas, que não acreditam no trabalho da Polícia ou se sentem ameaçadas pelos criminosos e temem represália. São mais de 10 mil roubos (assaltos) por mês, sem contar os roubos e furtos de veículos.

 

E TEM MAIS!!!

 

* Na Semana do Trânsito, os números do setor no Ceará são bastante preocupantes. Após nove anos de vigência da Lei Seca no Brasil, aqui no nosso estado os guiadores insistem em dirigir sob o efeito de bebidas. A média é de 300 autuações por mês de motoristas bêbados, ou seja, 10 por dia.

 

* Governador do estado, Camilo Santana (PT) nomeou um novo representante do Ministério Público no colegiado que forma o Conselho Penitenciário do Estado do Ceará. Trata-se do promotor de Justiça, Luís Bezerra Lima Neto. Ele substitui a colega Camila Gomes Barbosa.

 

* Ceará com prestígio junto ao Conselho Nacional de Justiça. Tem dois representantes no colegiado. Nesta terça-feira (19) quem tomou posse na instituição foi o cearense Valdetário Monteiro, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção Ceará).

 

* Gestores municipais   estão com as barbas de molho. Virão nos próximos dias novas etapas da “Operação Irmandade”, que investiga desvios de verbas públicas através da formação de verdadeiras organizações criminosas para fraudar ou simular falsos certames de licitação em prefeituras.

 

* Aprovada na Câmara dos Deputados a proposta de criação da Polícia Penal, que vai retirar das policiais militares a função de garantir a segurança nas unidades do Sistema Penitenciário brasileiro. Assim, PMs que hoje estão vigiando os presídios e cadeias, poderão ir para as ruas combater o crime.

 

* Sobre este assunto, o Ceará tem tido muitos prejuízos na Segurança Pública, pois praticamente todo o contingente do Batalhão de Choque da PM  (BPChoque) está ocupado, fazendo a segurança externa dos presídios e CPPLs do Complexo Penitenciário de Itaitinga, deixando de patrulhar as áreas críticas.

 

* Rede Globo botou pra lascar na imagem do Ceará diante da violência. Reportagem especial mostrou que cerca de 800 mil pessoas estão prejudicadas com o fechamento ou interdição de 31 agências bancárias no interior cearense, que foram destruídas pelas explosões durante assaltos.

 

* E a pergunta do dia: Após a visita do secretário André Costa à AL, o que os deputados cearenses farão de concreto para ajudar a Segurança Pública a sair do buraco???

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar