Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

315 em 19/2/2019  

Violência sem trégua: 70 pessoas foram assassinadas em dez dias na Grande Fortaleza

Bezerra de Menezes - Natal de Luz 001

Homicídios acontecem à qualquer hora do dia na RMF. Na semana passada, um homem foi fuzilado em um ponto de ônibus da Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo FOTO: Fernando Ribeiro

Pelo menos, setenta pessoas foram assassinadas na Grande Fortaleza em apenas 10 dias do mês de dezembro. O levantamento foi feito nesta quinta-feira (11), pelo blogdofernandoribeiro.com.br, com base nos registros das coordenadorias integradas de Operações de Segurança (Ciops) e de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense do Estado do Estado. A média é de sete execuções sumárias por dia nas ruas de Fortaleza e nos demais municípios metropolitanos. Somente na Capital foram 43 dos 70 homicídios. Outros 27 ocorreram na RMF.

Depois de Fortaleza (com 43 assassinatos), o Município de Caucaia foi o que apresentou maior número de homicídios neste início de dezembro. Foram 11 casos, ocorridos em comunidades como Pirapora, Parque Albano, Capuan e Padre Júlio Maria. No entanto, o caso mais grave ali aconteceu no bairro Parque Potira, onde, na noite da última terça-feira (09), ocorreu um triplo crime de morte.

O caso ainda está sendo investigado pela Polícia. Três homens, identificados como José Luciano marinho Marçal, Tarciano Marreiros dos Santos e Daniel de Araújo Moura, foram fuzilados na Rua Santos Dumont quando se encontravam em uma venda de churrasquinhos. Um traficante de drogas é tido como suspeito de ter ordenado as execuções.

Dos 43 crimes de morte em Fortaleza, 12 deles aconteceram na Área Integrada de Segurança Cinco, a AIS-5, que engloba bairros como Bela Vista, Couto Fernandes, Serrinha, Itaoca, Montese, Maraponga, Vila Manuel Sátiro, Planalto Ayrton Senna, Parque Dois Irmãos e Conjunto Prefeito José Walter. A AIS-5 foi a que apresentou maior índice de assassinato neste período. Em segundo lugar, aparece a AIS-1, com o registro de 10 casos nos seguintes bairros: Barra do Ceará, Álvaro Weyne, Padre Andrade (3), Centro, Vila Velha, São Gerardo, Jardim Iracema e Jardim Guanabara.

Já na Região Metropolitana de Fortaleza, os 27 homicídios em 10 dias ocorreram nos seguintes Municípios, Caucaia (11), Maracanaú (3), Eusébio (2), Pindoretama (2), Maranguape (2), Itaitinga (2), Pacatuba (2), Aquiraz, Chorozinho e Horizonte.

Outros casos

Além do triplo assassinato ocorrido em Caucaia, a Grande Fortaleza registrou, em 10 dias, dois casos de duplos homicídios. O primeiro, no dia 5, quando dois homens, identificados como José Edenildo da Silva Oliveira e Erasmo Nogueira Martins Júnior, foram mortos, a tiros, na cidade de Pindoretama. Já na noite de ontem (10), Antônio Herbert dos Santos Vidal e outro homem, ainda não identificado, foram assassinados, com vários tiros, na Rua Jabaquara, na comunidade Boa Vista, no bairro Castelão, na AIS-5.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar