Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2018

3.591 Em 20/9/2018  

Expansão do Raio no interior é trufo de Camilo para a reeleição

Intermitente piscandoIntermitente piscando Intermitente piscando

SIRENE ABERTA   

Fernando Ribeiro

Raio 2000

A cidade de Boa Viagem (a 217Km de Fortaleza) recebe nesta sexta-feira (14), uma base do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). A população agradece, já que os níveis de violência ali são altos, a exemplo do que ocorre em muitos outros Municípios de pequeno e médio portes do interior cearense. São cidades que passaram a serem escolhidas como alvo de constantes ataques de quadrilhas especializadas em roubo a bancos e outras instituições financeiras. Em apenas três semanas, três Municípios foram sitiados por quadrilhas: Deputado Irapuan Pinheiro, Guaraciaba do Norte e Farias Brito. Os bandos armados, que agem no estilo “Novo Cangaço” desafiam as autoridades da Segurança Pública e causam enormes prejuízos à população, além do terror.

NÚMEROS NÃO BATEM

A expansão do BPRaio no interior cearense foi promessa do governador Camilo Santana (PT) e vem sendo concretizada desde 2016. Começou por Sobral e Juazeiro do Norte e hoje está presente em mais de 20 cidades cearenses (27). Este é um dos poucos trunfos que Santana tem para alardear em sua campanha de reeleição ao Palácio da Abolição. No mais, o quadro da Segurança Pública continua um caos, com altíssimos índices de violência armada. Mais de 3.500 pessoas foram assassinadas no estado entre janeiro e o começo de setembro. Portanto, o Ceará caminha célere para chegar até o fim de 2018 com números tão desastrosos quanto aos de 2017. No ano passado foram assassinadas 5.322 pessoas no território cearense, mas o governo apregoa que foram 5.134, como se isso representasse uma grande diferença. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública confirma: 1.332, pois nesta contagem estão os casos de homicídios em presídios e cadeias, além das mortes por intervenção policial. Já o governo, exclui de suas estatísticas tais óbitos.

DROGAS AO FORNO

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (13) a incineração de centenas de quilos de drogas apreendidas no Ceará desde o começo do ano. Os números são expressivos. Viraram pó em um forno de uma cerâmica, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nada menos, que: 263 quilos de maconha, 325 quilos de cocaína, além de 48.777 comprimidos de ecstasy. No entanto, a ação da PF no tocante ao combate ao tráfico de drogas no Ceará ainda é tímida, devido ao seu baixo efetivo e ao acúmulo de trabalho. Mas, os “federais” se esforçam e têm realizado, constantemente, prisões de traficantes e “mulas” no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Contudo, muita droga entra no Ceará através de suas divisas e pelo litoral. Canoa Quebrada (em Aracati) e Jericoacoara são verdadeiros corredores da droga no estado. Nas duas cidades deveriam existir núcleos especializados de combate às drogas, seja da PF ou da Polícia Civil. Aí está uma dica para as propostas dos candidatos ao governo.

A MORTE DO PASTOR

O assassinato de um pastor evangélico em Fortaleza teve ampla repercussão na mídia local. O religioso foi atacado e morto, a tiros, por ladrões na noite da última segunda-feira (10), no Conjunto Ceará, na zona Sul da Capital. O crime de latrocínio já está sob investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e um dos suspeitos, um adolescente, já foi apreendido e confessou ter participado do delito. No entanto, o que chamou a atenção da sociedade foi a forma como o cidadão acabou sendo morto. O pastor Wanderley Paulo não reagiu. Obedeceu às ordens dos assaltantes e entregou as chaves de sua caminhoneta. Ainda assim, foi baleado pelas costas e morreu na hora. Câmeras de segurança filmaram as cenas do crime e as imagens mostram o nível de ousadia e o alto grau de perversidade de bandidos nas ruas de Fortaleza. A sensação de insegurança da população é enorme, apesar do reforço que a Capital recebeu de policiamento.

SEGURANÇA NO PLEITO

O Comando da Polícia Militar entregou ao tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TER-CE) o plano operacional para a segurança das eleições no estado. Cerca de 15 mil homens serão mobilizados para garantir a presença dos eleitores nas urnas sem nenhum problema de segurança. De acordo com o plano, em cada um dos Municípios cearenses haverá, pelo menos, um oficial para comandar a tropa extra bem como o efetivo local. Os PMs estarão à disposição dos juízes e promotores eleitorais bem antes do dia da votação, que acontecerá em 7 de outubro (domingo). O reforço chegará nas cidades do Interior no dia 3 e está orientado a fazer operações preventivas como blitz de desarmamento. Nas vésperas do Pleito, a atenção será redobrada para evitar os chamados “crimes eleitorais” como compra de voto, transporte irregular de eleitores e propaganda eleitoral ilegal, além de distribuição de material sem a devida autorização do TRE ou do juiz de cada região. Já no dia da votação, a ordem é impedir a “boca de urna”.

SEGURANÇA NO PLEITO 2

Mesmo com o reforço da Segurança Pública Estadual, com mais 15 mil homens na Capital, por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, atendeu ao pedido do TRE local e determinou a utilização de forças federais para um trabalho conjunto com a PM nas eleições 2018. Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte vão contar com a presença de tropas do Exército Brasileiro (EB) no dia da votação. Os militares, porém, não entrarão nas secções eleitorais. À exemplo dos policiais, ficarão à distância (a pelo menos, 100 metros) das secções, fazendo o patrulhamento da rua. No entanto, podem ser acionados pelo juiz eleitoral, pelo Ministério Público (promotor) quando houver necessidade de controlar algum tipo de distúrbio. Prisões somente em situação de flagrante e os presos serão conduzidos à Polícia Federal (em Fortaleza e RMF) ou à presença do juiz eleitoral (no interior).

SEJUS FERE A CIDADANIA

Uma atitude que não tem justificativa, além de fere frontalmente a cidadania e o direito, vem sendo tomada pelo governo do estado do Ceará através da sua Secretaria da Justiça (e da Cidadania), a Sejus. Presos estão sendo transferidos de unidades do sistema penitenciário sem que suas famílias sejam comunicadas. Nos fins de semana o caos toma de conta do sistema, quando ocorrem as visitas. Mães, pais, irmãos, filhos, esposas e companheiras não encontram seus parentes presos. E a situação chega ao extremo quando presos são feridos ou mortos nas cadeias ou presídios. A Sejus não comunica o caso aos familiares. Assim ocorreu no fim de semana passado, quando dois detentos de Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) foram mortos em unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Itaitinga. As famílias não foram comunicadas dos óbitos e os corpos só foram encontrados quando chegaram na sede da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

E TEM MAIS!!!

* Subiu para 15 o número de agentes da Segurança Pública assassinados, neste ano, no Ceará. Entre os dias 1º de janeiro e 12 de setembro, 10 policiais militares (PM), três guardas municipais e dois agentes penitenciários acabaram mortos por bandidos em todo o estado.

* Também aumentou o número de mulheres mortas no Ceará. De janeiro a agosto foram mortas 326 vítimas. Nestes primeiros 13 dias de setembro, mais 16, o que totaliza 342 vítimas. A maioria é formada por jovens com idades entre 16 e 24 anos, as chamadas “novinhas”.

* Governo estado e Prefeitura de Fortaleza inaugura, ainda neste Mês, três Torres de Proteção Urbana, à exemplo das que já funcionam nos bairros Jangurussu e Goiabeiras. Estão sendo erguidas as torres da Barra do Ceará (em frente ao Cuca), Vila Velha (em frente à UPA) e no Caça e Pesca, na nova rodovia que liga Fortaleza a Aquiraz.

* Completo mistério: um delegado da Polícia Federal deu entrada no IJF-Centro baleado no pescoço. Já faz meses do fato e, até agora, não veio a público um esclarecimento sobre o caso. Afinal, quem disparou um tiro contra o delegado Gilmar Cruz de Abreu?

* Vinte e sete das 42 bases do BPRaio previstas para serem instaladas no Ceará já foram entregues pelo governo para funcionamento. Nesta sexta-feira (14) será inaugurada a da cidade de Boa Viagem, mesmo em plena época de campanha eleitoral. Pode ??? Com a palavra o TRE.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar