Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2018

4.290 em 16/11/2018  

Ex-prefeito de Medellín elogia a implantação das Torres de Segurança em Fortaleza

PMPU Gaviria

Aníbal Gavíria com o prefeito Roberto Cláudio e o vice, Moroni Torgan, idealizador do PMPU

O ex-prefeito da cidade de Medellín, na Colômbia, Aníbal Gavíria, prestigiou, nesta terça-feira (23), a inauguração da quarta Célula de Proteção Comunitária implantada pela Prefeitura de Fortaleza, através do seu Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). A obra foi instalada na Barra do Ceará, zona Oeste da cidade. Gavíria tornou-se um gestor público de reconhecimento internacional ao conseguir na sua administração reduzir as altíssimas taxas da criminalidade naquela que já foi considerada,por muitos anos, a cidade mais violenta do mundo.

A inauguração foi presidida pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT); e pelo vice-prefeito, idealizador e executor do PMPU, Moroni Torgan (DEM). Moroni foi buscar no exterior experiências exitosas na prevenção e combate à violência e esteve em Medellín, onde conheceu as ferramentas que o Poder Público colombiano implantou para reduzir a violência desmedida que atingia aquela cidade, por conta da guerra do narcotráfico.

Gavíria elogiou o projeto de instalação das Células de Proteção Urbana idealizada pelo vice-prefeito e que teve o apoio incondicional do prefeito Roberto Cláudio. As Torres de Segurança blindadas servem de base para operações de patrulhamento durante 24 horas realizadas conjuntamente pela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Polícia Militar do Ceará (PMCE). Nelas estão instaladas as centrais de recebimento e acompanhamento das imagens das ruas e avenidas dos bairros, captadas pelo conjunto de 40 câmeras fixadas no perímetro de cada uma das Células.

Serviços públicos

O ex-prefeito de Medellín também fez elogios ao trabalho do PMPU pela ampliação da prestação dos serviços das torres, pois, além do policiamento preventivo nas ruas (patrulhamento), também são ofertados serviços de cidadania à população, como expedição de documentos, mediação de conflitos e assistência terapêutica para drogados, através de encaminhamento à clínicas de recuperação.

A Célula de Proteção Comunitária da Barra do Ceará, situada no fim da Avenida Presidente Castello Branco (Leste Oeste), foi a quarta inaugurada na Prefeitura de Fortaleza na Capital. Outras três já estão funcionando e reduzindo as taxas criminais nas comunidades do Jangurussu, Goiabeiras e Vila Velha. A quinta Célula deverá ser inaugurada no próximo mês, no bairro Caça e Pesca (zona Leste).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar