Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

1.681 em 13/9/2019  

Novo secretário da Segurança Pública vai se reunir com representantes das associações de PMs e bombeiros

Delci Teixeira1

Teixeira agendou o encontro com os representantes das categorias para sexta-feira (16)

O recém-empossado secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, delegado federal Delci Teixeira, marcou para a próxima sexta-feira (16), um encontro com todos os representantes das entidades associativas de policiais militares e bombeiros militares do Ceará. Este é um dos primeiros indicativos de que o governo pretende cumprir a promessa de dialogar com a categoria, conforme o governador eleito Camilo Santana (PT) apregoou em sua campanha eleitoral para o cargo.

Logo no segundo dia à frente da SSPDS, Teixeira se reuniu com o então comandante-geral da PM, coronel Luiz Carlos Prado, e com os comandantes setoriais da instituição. O encontro, realizado na sede do Colégio da Polícia Militar, foi demorado. Teixeira quis conhecer toda a estrutura da corporação e ouviu também as demandas dos comandos. Oficiais que participaram da reunião afirmaram ter sido positivo o encontro e se disseram esperançosos de que o diálogo continue ao longo da atual gestão do governo e não apenas no seu começo.

Expectativa

Já o presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará (Aspramece), Pedro Queiroz, a reunião é considerada de “suma importância”, pois, segundo ele, irá tratar diretamente com o titular da Pasta de problemas que atingem diretamente a categoria.

"Estamos ansiosos e muito confiantes para tratar com o atual secretário Delci Teixeira os problemas enfrentados pelos policiais e bombeiros militares no exercício da profissão. Nada melhor que os representantes para tratar de assuntos que já estamos diariamente convivendo e observando as problemáticas de nossa categoria, que vai desde a escala de serviço às promoções", afirma Queiroz.

P.Queiroz2

Queiroz, presidente da Aspramece, estará presente na reunião na SSPDS

A expectativa de Queiroz é de que, no encontro de sexta-feira próxima, marcado para as 11 horas, deverão ser tratados temas como a campanha salarial 2012/2014, cujo acordo foi assinado pelo então governador Cid Gomes dando por encerrada a greve da categoria; além de outros assuntos como a elaboração e implantação do Código de Ética da PM, promoções e demissão de militares, além da nomeação e posse “sub judice” daqueles profissionais que alcançaram a pontuação para o concurso, remanescentes dos Bombeiros e outros temas.

Promoções e punições

Durante a campanha eleitoral, Camilo Santana anunciou, por diversas vezes, que iria tratar dos assuntos polêmicos com a categoria de policiais militares e que se comprometia a rever o sistema de promoções na Corporação. Por outro lado, ainda durante a corrida pelo cargo, o então governador Cid Gomes determinou a abertura de processos administrativos pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGDOSPSPCE) para apurar possíveis desvios de conduta de PMs durante a campanha, quando estes teriam declarado publicamente (e fardados) seu voto.

Com informações do site da Aspramece (aspramesce.com.br)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar