Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

1.681 em 13/9/2019  

Novo comandante da PM assume o cargo e anuncia que Ronda voltará a fazer visitas comunitárias

solenidade na PM 012

Coronel Geovani Pinheiro tomou posse em solenidade concorrida FOTOS: Fernando Ribeiro

Resgatar a essência do programa de Polícia Comunitária Ronda do Quarteirão. Este é um dos principais desafios para o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro, que assumiu o cargo na tarde desta terça-feira (13) durante solenidade no Quartel do Comando Geral, na Avenida Aguanambi. O ato foi bastante concorrido e teve a presença de várias autoridades, entre elas, a vice-governadora do Estado do Ceará, professora Izolda Cela; que representou o governador Camilo Santana; e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, delegado federal Delci Teixeira.

Em entrevista à Imprensa, logo após a solenidade, o coronel Pinheiro revelou que o Ronda do Quarteirão voltará a realizar as chamadas visitas sociais, uma das práticas previstas no programa de policiamento comunitário implantado pelo ex-governador Cid Gomes ainda no seu primeiro mandato. Contudo, nos últimos anos, o Ronda perdeu a sua “identidade” de Polícia Comunitária e passou a atuar como as demais unidades da PM, isto é, integrado inteiramente ao Policiamento Ostensivo Geral.

Outro desafio do Comando da PM será o enfrentamento aos crescentes índices de violência no Estado. Atualmente, o efetivo da Corporação chega a 16 mil, mas deverá ser acrescido de novos contingentes com a realização de novos concursos públicos, com datas ainda não definidas.

Aproximação

As visitas sociais serão realizadas não apenas na Capital, mas também nas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do Interior que contam com o Ronda do Quarteirão. Durante seus turnos de serviços, os policiais militares do Ronda entrarão em contatos com a população e farão entrevistas com moradores e comerciantes de cada comunidade para saber das principais demandas de segurança de cada área. O resultado dessas entrevistas servirão para balizar as ações da PM nos bairros, além de ser um instrumento de aproximação da população com a corporação. Os telefones das viaturas, que estavam desativados nos últimos meses, deverão ser recolocados e seus números divulgados.

Desfile

A solenidade de posse do coronel Pinheiro foi com um desfile militar do qual participaram efetivos de várias unidades da Corporação, como a tropa à pé formada por pelotões do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Ronda do Quarteirão, Batalhão de Policiamento Turístico BPTur), Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), Batalhão de Policiamento de Choque (Cotam, Cotar, CDC, Gate e Canil), além do BPRaio , Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Regimento de Polícia Montada (Cavalaria). Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também participou do evento realizando um sobrevôo enquanto a tropa marchava em continência ao novo comandante-geral. À frente da tropa esteve o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Cláudio Mendonça.

Veja mais imagens da posse do novo comando (parada militar no QCG)

solenidade na PM 002

Guarda-Bandeira, formada por policiais do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque)

solenidade na PM 004

Tropa de Controle de Distúrbios Civis (CDC), do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque)

solenidade na PM 008

Tropa do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque)

solenidade na PM 036

Tropa do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio)

solenidade na PM 037

Tropa do Regimento de Polícia Montada (Cavalaria)

solenidade na PM 001

Comandante da parada, coronel PM Cláudio Mendonça, do Comando do Policiamento da Capital (CPC)

solenidade na PM 007

Manobrado à distância, o robô do Esquadrão Antibomba do Gate desfilou com a tropa do BPChoque

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar