Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

1.681 em 13/9/2019  

Começa hoje em Fortaleza a temporada de Pré-Carnaval. Secretaria da Segurança Pública e AMC montaram esquema reforçado na Praia de Iracema

Pré-Carnaval1Pré-Carnaval5

Pré-Carnaval4Pré-carnaval3

Começa oficialmente hoje (16) a temporada momina no Ceará. Em Fortaleza, tem início na noite desta sexta-feira (16) a “Operação Pré-Carnaval” montada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que vai mobilizar diversos efetivos das polícias Civil, Militar, além do Corpo de Bombeiros. O esquema de policiamento reforçado vai ser colocado à disposição dos fortalezenses e turistas nacionais e estrangeiros nos pontos de maior concentração de eventos e para onde vai fluir uma grande quantidade de foliões. O maior deles, certamente, é a Praia de Iracema.

Segundo a SSPDS informou, a “Operação Pré-Carnaval” vai ocorrer de hoje até o dia 8 de fevereiro, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos. Serão mobilizados efetivos em torno de 362 homens, sendo 275 da Polícia Militar (PM), 63 da Polícia Civil (PC) e 24 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). Quinze viaturas, 18 motocicletas e 12 conjuntos de cavalos serão empregados pelas forças terrestres. Haverá também o uso de um helicóptero da Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer) e, ainda, na Praia de Iracema será instalado um Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), que é um comando móvel, semelhante ao que foi montado durante a Copa do Mundo.

Folia monitorada

Um caminhão com câmeras de alta resolução e potência estará fixado na Avenida Beira-Mar, em frente ao Aterrinho da Praia de Iracema. Trata-se da Plataforma de Observação Elevada (POE), que vai monitorar toda a extensão das ruas João Cordeiro e Tabajaras, além da própria Beira-Mar, por onde desfilarão os cinco blocos oficiais do Pré-Carnaval: “Cheiro”, “Baqueta”, “Bons Amigos”, “Camaleões do Vila” e “Unidos da Cachorra”, além de outros blocos alternativos como “Amantes de Iracema”, “Bom de Batuque” e o “Que Merda é Essa”.

Ao longo daRua Tabajaras, partindo do Largo do Poço da Draga, nas imediações do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, haverá policiamento reforçado, assim como na Rua João Cordeiro, a partir do cruzamento com a Avenida Monsenhor Tabosa até o Aterrinho.

Do Estoril, partirá, à cada sábado de Pré-Carnaval, um dos quatro blocos de outros Estados, convidados pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) para o evento. São eles: “Banda de Ipanema” (RJ), “Cordão do Bola Preta” (RJ),” Ylê-Ayê” (BA) e “Olodum” (BA).

Ordem do desfile

Os cinco blocos oficiais e mais o convidado de cada sábado terminarão seus desfiles em um palco já instalado no Aterrinho da Praia de Iracema. O início do desfile, no Largo do Poço da Draga terá início por volta de 16 horas, na seguinte ordem: 1- Unidos da Cachorra. 2- Baqueta, 3-Bloco convidado, 4- Camaleões do Vila e 5- Bons Amigos. E por volta das 21 horas, o “Bloco Cheiro” desfila pela Rua João Cordeiro e finaliza o evento no palco do Aterrinho, fechando a programação do dia.

O Comando do Policiamento da Capital (CPC) já montou o plano estratégico do Pré-Carnaval. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, utilizará na operação guardas-vidas, combatentes, socorristas, vistoriantes e equipes de busca e salvamento, que farão uso de viaturas de resgate, combate a incêndio, salvamento e até bote inflável no mar.

Já a Polícia Civil manterá um esquema especial de plantões especiais em três unidades: a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), o 2º DP (Aldeota), e o 34º DP (Centro).

Outros locais

Segundo dados da Polícia Militar, além da Praia de Iracema, outros pontos onde ocorrerão desfiles ou apresentações fixas de blocos receberão reforço policial, como a Praça do Ferreira, o Mercado dos Pinhões e o Passeio Público.

Esquema de trânsito

Segundo a Prefeitura, nos principais pontos de desfiles de blocos a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) vai bloquear vias para que o folião não corra riscos de acidentes.

Ao longo da Rua Tabajaras, na Praia de Iracema, a AMC vai proibir o estacionamento de veículos já a partir da manhã do sábado. Na Rua João Cordeiro, no mesmo bairro, esse mesmo procedimento ocorrerá a partir do meio-dia, no trecho entre as avenidas Monsenhor Tabosa e Beira-Mar. Para o evento na Praça do Ferreira haverá bloqueios nos seguintes cruzamentos, Rua Pedro Pereira com Floriano Peixoto; e Major Facundo com São Paulo.

Fazer xixi

Além do esquema de policiamento, haverá também na Praia de Iracema o reforço na iluminação pública nas ruas Tabajaras, João Cordeiro e Avenida Beira-Mar; bem como, a instalação de banheiros químicos para evitar que os foliões façam xixi nas calçadas das residências e dos estabelecimentos comerciais.

Garrafas de vidro, não!

A Secultfor e a direção dos blocos recomenda que os foliões evitem o uso de garrafas de vidro, que devem ser substi´tuídos por garrafas ou copos plásticos descartáveis. Isso evitará acidentes. Já o comércio de ambulantes será fiscalizado. Só poderão atuar na área os ambulantes que fizeram o cadastro junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza e receberam, portanto, suas credenciais.

Fontes: SSPDS e Seculfor

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar