Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

1.134 em 21/6/2019  

Policiais iniciam treinamento para ingressarem no Cotar e enfrentar a bandidagem no Sertão do Ceará

Cotar 400

Os "carecas" vão passar por um intenso treinamento de 306 horas/aulas até 15 de julho

Cotar 300

A missão da tropa é caçar bandidos perigosos no Sertão, como ladrões de bancos e pistoleiros

Quarenta e oito policiais militares do estado do Ceará, três do Piauí, um do Maranhão e outro, do Rio Grande do Norte, além de um agente penitenciário do Ceará, totalizando 54 homens,vão participar do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar), treinamento que habilita profissionais para o ingresso no 4º BPChoque/Cotar – unidade subordinada ao Comando de Polícia de Choque – CPChoque da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O Cotar atua no combate a crimes de alta complexidade fora dos limites da Capital, principalmente em ocorrências de assaltos a banco e carro-forte no interior do Estado. Trata-se de uma tropa especialíssima no combate ao crime organizado.

O treinamento será realizado pela Academia Estadual da Segurança Pública (Aesp) e tem uma carga horária de 306 horas/aula, com previsão de término no dia 15 de julho de 2019. Neste período, os alunos passarão por instruções de armamento, munição e tiro; atendimento pré-hospitalar; instrução tática individual; ofidismo; orientação e navegação; sobrevivência em ambiente de caatinga; operações ribeirinhas; abordagem; identificação e noções de material explosivo; noções de combate em ambientes confinados (CQB); noções de gerenciamento de crises; operações em plano vertical e montanhismo; procedimento de patrulha rural e instrumento de menor potencial ofensivo, dentre outras disciplinas.

Aula inaugural

A aula inaugural do Curso ocorreu nesta quinta-feira (30), no auditório da Aesp e foi ministrada pelo professor doutor Emerson Castelo Branco . O evento contou com a presença do diretor geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior; do coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará, Alexandre Ávila; do secretário de Estado da Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), Fábio Abreu; e do chefe da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Antônio José dos Santos Pastor, entre outras autoridades do sistema de segurança pública cearense.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

z1
 
 
Jornalista
Fernando Ribeiro
Bem-vindos ao blog, espaço destinado a matérias sempre atualizadas sobre Fortaleza e o Estado do Ceará
 
icon (85) 9 8826.7143

Compartilhe conteúdo

 

12f

 

zz1