Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

2.200 em 11/11/2019  

Guarda Municipal de Fortaleza completa 60 anos de fundação com transformação e atuante prevenção à violência na Capital

Ato GMF 1

Ato ecumênico aconteceu na sede da Guarda e reuniu dezenas de servidores da Corporação

Um ato ecumênico marcou, nesta quinta-feira (11), o encerramento das comemorações dos 60 anos de fundação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, que comanda o Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). O ato aconteceu na sede da Corporação, em Messejana.

A Guarda Municipal de Fortaleza - fundada no dia 10 de julho de 1959 - está em processo de transformação, segundo Torgan. Hoje atua em várias atividades na proteção à população da Capital cearense, desde o patrulhamento nos terminais de passageiros à vigilância de bairros através das Torres de Proteção Comunitária do PMPU. Atua também na fiscalização de trânsito, meio-ambiente, Ronda Escolar, vigilância de logradouros e prédios públicos municipais e do serviço de salva-vidas nas praias e lagoas da cidade.

Dentro do processo de transformação, a GMF vem aumentando e qualificando seu efetivo, com a criação de sua Academia de Ensino, destinada à formação e permanente reciclagem dos servidores. O contingente que atua nas Torres de Vigilância do PMPU já foi treinado e autorizado pela Polícia Federal a usar armas de fogo, como pistolas e carabinas, além das armas menos-letais. O Grupo de Operações Especiais (GOE) e o Pelotão de Motopatrulhas foram também treinados e autorizados para o uso de armamento letal.

Redução da violência

Além da ampliação da rede de proteção nas escolas, terminais de passageiros e postos municipais de Saúde, a GMF tem se transformado num efetivo permanente de apoio à Segurança Pública, atuando na prevenção e combate à violência e à criminalidade na Capital, com o trabalho realizado nas comunidades que já contam com as Torres do PMPU já instaladas em seis bairros as cidade. São eles: Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca e Canindezinho. Nessas seis áreas, os crimes de homicídios foram reduzidos numa média geral de 66 por cento, segundo Torgan. Até o próximo ano, a cidade vai contar com 20 Torres.

Serão beneficiados com as novas Torres bairros como: Conjunto José Walter, Aerolândia, Antônio Bezerra, Coaçu (CE-040), Edson Queiroz, Praia de Iracema, Centro, Varjota, Bonsucesso, Pirambu, Mondubim, Conjunto Esperança, Pan-Americano e Conjunto Palmeiras.

Mesmo com o encerramento oficial das comemorações tendo ocorrido nesta quinta-feira (11), uma exposição de equipamentos e serviços da Guarda Municipal de Fortaleza vai se prolongar até o próximo domingo (14), no North Shopping Jóquei (Avenida Lineu Machado, 419, bairro Jóquei Clube), de 10 às 22 horas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar