Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2020

2.157 em 19/06/2020

Segurança de Fortaleza ganha reforço com mais guardas municipais e novas viaturas para vigilância nos bairros

Guardas municipais 2

Novos guardas municipais vão reforçar a segurança na vigilância dos bairros de Fortaleza

A Segurança Pública da Capital cearense ganha importante reforço nesta sexta-feira (6). A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) vai receber 106 novos agentes, que foram aprovados em concurso público, passaram por curso de formação e estão aptos para atuarem na defesa da população e na prevenção à violência. Além disso, o prefeito Roberto Cláudio e o vice-prefeito Moroni Torgan entregarão à Guarda, 45 novas viaturas e 90 motocicletas.

Duas solenidades estão marcadas para esta sexta-feira. Às 10 horas, será realizado o ato solene de ingresso dos novos 106 guardas municipais. O evento acontece na sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), localizada em Mesejana.

À tarde, a partir das 16 horas, haverá a solenidade de entrega das novas viaturas e motocicletas que vão renovar e reforçar a frota das diversas inspetorias da Guarda Municipal de Fortaleza. O evento acontece no Largo Dom Lustosa, no pátio externo do Paço Municipal de Fortaleza, Centro.

Segurança e proteção

Os novos guardas municipais e parte das novas viaturas serão incorporados ao efetivo e à frota, respectivamente, do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), que tem levado segurança e prestação de serviços às comunidades que apresentavam maiores taxas de violência, como homicídios e roubos. 

Lançado em fevereiro de 2018, o PMPU hoje é uma realidade. Sete bairros da Capital hoje dispõem de Torres de Vigilância blindadas, que funcionam 24 horas por dia, realizando o vídeo-monitoramento das ruas e avenidas dos bairros Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca, Canindezinho e Bonsucesso.

O trabalho diuturno de patrulhamento e vigilância eletrônica reduziu drasticamente os índices de violência nos sete bairros e trouxe tranquilidade e paz aos moradores e comerciantes. Com mais guardas municipais e novas viaturas, o PMPU será expandido para novos bairros da Capital em 2020.  Entre eles, estão: Pan-Americano, José Walter, Mondubim, Aerolândia, Antônio Bezerra, Pirambu, Centro, Sítio São João, Lagoa Redonda, Praia de Iracema e Beira-Mar (Meireles).

Junto com cada Torre de Vigilância funciona o Espaço da Cidadania, que presta importantes serviços à comunidade, como emissão de documentos públicos, vagas de emprego, cursos 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar