Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2020

2.157 em 19/06/2020

Guarda Municipal de Fortaleza deflagra "Operação Tolerância Zero" na zona Oeste da Capital

Blitz 1

Veículos estão sendo parados nas barreiras e revistados. Vários já foram apreendidos Blitz 36

Um foragido da Justiça, com mandado de prisão em aberto, foi capturado na blitz

Blitz 34

A ação da Guarda Municipal é uma resposta ao pedido dos moradores por maior segurança

Foragidos da Justiça capturados, armas e munições apreendidas, assim como veículos irregulares como motocicletas e até táxis e caminhões de entrega retidos e rebocados. Este é o resultado parcial das primeiras 12 horas da “Operação tolerância Zero”, desencadeada prela Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) com o apoio da Polícia Militar na comunidade Goiabeiras, na Barra do Ceará, zona Oeste da Capital. A operação não tem data para acabar e pode durar dias, segundo as autoridades.

O objetivo da operação determinada pela Secretaria da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), faz parte de uma nova ofensiva do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) para impedir o alastramento da violência nos bairros onde a iniciativa da Prefeitura Municipal de Fortaleza conta com Torres de Vigilância e policiamento 24 horas.

Na manhã do último domingo (24), um homem de 52 anos, residente da comunidade Goiabeiras foi morto, na porta de casa, a poucos metros da Torre de Vigilância do bairro, o que revoltou e deixou consternados os moradores, que pediram uma ação mais forte da Guarda Municipal e da própria Polícia naquele bairro. A resposta da Sesec e do PM foi imediata, com a deflagração da operação no bairro, a exemplo do que já está ocorrendo na Vila Velha, outra comunidade da zona Oeste da cidade que necessitam de ações fortes da Segurança Pública.

Prisões e apreensões

Nas barreiras montadas pela Guarda Municipal nas Goiabeiras, o trabalho está sendo feito de forma ininterrupta, assim como aconteceu no fim de semana com várias blitze montadas pela GMF/PMPU e a Polícia Militar em bairros como Jangurussu, Bonsucesso, Canindezinho e Vila Velha. De acordo com o comando da operação, os detidos nas barreiras com mandados de prisão em aberto ou em flagrante delito estão sendo encaminhados para as delegacias das respectivas áreas, numa parceria também com a Polícia Judiciária do estado.

Ainda na noite do domingo, durante as incursões das patrulhas da GMF nas ruas e becos das Goiabeiras, armas como pistolas e espingarda de calibre 12 (escopeta) foram apreendidas. No bairro Canindezinho, um casal foi preso em flagrante com duas pistolas de calibres 380 e 9 milímetros, além de carregadores e munição de reserva.

A operação determinada pelo coordenador do PMPU, vice-prefeito de Fortaleza, Moroni    Torgan, está sendo executada pela Guarda Municipal de Fortaleza em parceria com a PM, sob o comando do secretário de Segurança de Fortaleza, coronel PM José Maria Barbosa Soares, e do diretor-geral da GMF, inspetor Rômulo Reis.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar