Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

315 em 19/2/2019  

Polícia Civil novamente de luto: inspetora da Inteligência é assassinada a tiros por bandido em Fortaleza

Câmera Fernando 162

A inspetora da Coin (Inteligência), ficou morta na direção de seu carro após ser atingida por vários tiros, na Avenida José Leon  FOTOS: Fernando Ribeiro

Câmera Fernando 163

Dezenas de policiais civis e militares estiveram no local do crime, e muitos curiosos

inspetora assassinada 002

Inspetora Maria Gorete de Oliveira

Subiu para cinco  o número de policiais mortos no Ceará neste ano. Na manhã desta sexta-feira (12), mais um agente da Segurança Pública tomba sem vida nas ruas de Fortaleza. Uma inspetora da Polícia Civil, lotada na Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, foi morta, a tiros, quando seguia para o trabalho.

O caso ocorreu por volta de 6h15, quando a inspetora Maria Gorete de Oliveira, 45 anos, saiu de casa, no Lagoa Jacarey, e seguia dirigindo seu veículo Siena, preto, placas NUP-1992, pela rua Júnior Rocha. Ao chegar no cruzamento com a Avenida José Leon, no bairro Parque Manibura, ela foi atacada por um  bandido que estava na esquina, aparentemente sozinho e à pé.  Ele teria pulado na frente do carro quando este parou no cruzamento.

Percebendo que seria supostamente assaltada, a policial decidiu acelerar o veículo, foi quando o desconhecido passou a atirar várias vezes. Ferida, Gorete ainda conseguiu dirigir o carro por cerca de 150 metros, quando, então, perdeu o controle da direção. O Siena bateu no meio-fio na esquina da Avenida José Leon com a Rua Iêda pereira, ao lado de uma churrascaria denominada “Point do Frango”. Ali mesmo, a inspetora ficou morta na direção do automóvel.

Outro carro

A seguir, o assaltante teria atacado outra guiadora na mesma esquina e tomado seu veículo, um Gol vermelho. Ele seguiu em fuga em direção à Cidade dos Funcionários e o carro foi abandonado, depois, na Avenida Oliveira Paiva.

Dezenas de policiais civis e militares compareceram ao local do assassinato. O delegado-geral da Polícia Civil, Andrade Júnior, também esteve ali. A diretora da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Socorro Portela, passou a comandar as diligências no local do crime. Rapidamente, os policiais conseguiram obter imagens de câmeras instaladas em residências da área onde aconteceu o assassinato. Elas estão sendo analisadas pelos peritos como meio de identificar o assassino. A princípio, a Polícia trabalha com a hipótese de uma tentativa de roubo, que resultou em latrocínio.

Já o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpoci), Gustavo Simplício Moreira, não afastou a hipótese de uma execução sumária. “Vimos as imagens e a pessoa aparece atirando várias vezes no carro da policial, isso não parece ser um assalto e sim um crime que pode estar ligado à atividade da vítima”.

Inspetor morto

Com a morte da inspetora, subiu para cinco os casos de assassinatos de agentes da Segurança Pública no Ceará em 2015,  e o segundo em menos de uma semana, pois na última segunda-feira (8), outro membro da Polícia Civil acabou assassinado por bandidos durante assalto a uma lan house no bairro Monte Castelo, na zona Oeste de Fortaleza. Era o inspetor Antônio Márcio Rios de Souza.  

Veja a relação dos policiais mortos no Ceará em 2015:

01 – (14/01)  – SAMUEL RODRIGUES TABOSA, 34 anos, soldado da Polícia Militar, morre em uma tentativa de assalto na porta da casa dele, na Rua 15 do Conjunto Prefeito José Walter. O PM estava fardado e chegava em casa depois de uma noite de plantão no Batalhão em Maranguape. Três bandidos tentaram roubar o carro do militar.

02 – (28.01) - TONY ÍTALO LIMA PINHEIRO, policial civil (inspetor) lotado no 34º DP (Centro), retornava da casa de amigos quando sofreu uma tentativa de assalto na Avenida Monsenhor Salazar, no bairro Pio XII, em Fortaleza. Baleado dentro do carro, ele ainda conseguiu dirigir até a Avenida Eduardo Girão, no Bairro de Fátima, onde bateu o carro numa árvore. Depois de três dias hospitalizado, Tony Ítalo  faleceu em decorrência dos tiros que sofreu. A família doou órgãos do inspetor.

03 – (02.03) – SELBIANO FREIRE BARROSO, 48 anos, soldado da Polícia Militar, assassinado durante um assalto a um cartório localizado na Rua Paurílio Barroso, na Maraponga. Bandidos foram presos em flagrante por policiais do BPRaio.

04 – (08.06) – ANTÔNIO MÁRCIO RIOS DE SOUSA, policial civil (inspetor), lotado na delegacia de Santana do Acaraí, na Região Norte do Estado. Baleado e morto por bandidos durante assalto a uma lan house na Rua João Tomé, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza.

05 – (12.06) – MARIA GORETE DE OLIVEIRA, 45 anos, inspetora da Polícia Civil, lotada na Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Baleada e morta dentro de seu automóvel na Avenida José Leon, bairro Parque Manibura, em Fortaleza, numa suposta tentativa de assalto. Caso é investigado.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar