Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

474 em 20/3/2019  

Em menos de seis meses, seis policiais cearenses mortos, dois ficaram paraplégicos e muitos foram baleados e se recuperam

POLICIAIS MILITARES ASSASSINADOS

Iphone 14-1 006002Iphone 25.6.2015 113

PMs Samuel, Selbiano e Douglas, assassinados nas ruas de Fortaleza

POLICIAIS CIVIS ASSASSINADOS

Policial civil morto 29-1 009Iphone 8.5.2015 B 072Iphone 12.6.2015 128 

Inspetores Tony Ítalo, Antônio Márcio e Goreti foram mortos por assaltantes

Em menos de seis meses, seis policiais civis e militares mortos, dois ficaram paraplégicos e cerca de 15 ficaram feridos mas se recuperaram. E mais, a maioria absoluta foi vítima de ataques praticados por assaltantes nas ruas de Fortaleza.

Este é o balanço que as entidades de defesa dos direitos dos operadores da Segurança Pública do Ceará fizeram, ontem, após mais um policial militar ter sido assassinado. O crime ainda está sob investigação, mas se caracterizou como uma autêntica execução sumária.

O soldado PM Douglas dos Santos Silva, que estava na corporação há apenas 4 meses, foi literalmente fuzilado quando seguia para casa em sua motocicleta. Ele sofreu uma emboscada na Rua Rio Doce, no Parque Santana, bairro Mondubim (Zona Sul de Fortaleza). No local onde ele tombou sem vida peritos localizaram, pelo menos, 20 cápsulas de balas de calibres 380 milímetros.

A sequência de mortes de policiais civis e militares, além dos casos em que estes são baleados, tem preocupado os dirigentes dos sindicatos e associações que congregam as duas classes. E, além disso, em relação aqueles que ficam prostrados em decorrência das lesões, o estado é de abandono por parte do Estado.

Pelo menos, dois policiais militares recentemente baleados nas ruas de Fortaleza tornaram-se paraplégicos e agora estão sobrevivendo graças somente à ajuda dos companheiros de farda. Um deles foi atingido com um tiro ao tentar evitar uma briga dentro de um coletivo. O outro foi ferido quando tentou evitar o assalto a uma panificadora.

“Estamos sendo vítimas também da mesma violência que atinge a sociedade como um todo. Acontece que so ataques aos policiais são sempre mais ousados e violentos, e sempre os bandidos atiram para matar”, contou ao blogdofernandoribeiro.com.br um policial militar, que pediu para ter sua identidade preservada.

Sepultamento

O corpo do soldado Douglas foi enterrado, no fim da tarde desta quinta-feira (25), em um cemitério no Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Dezenas de colegas de farda dele compareceram ao ato. Nem o Comando da Polícia Militar nem a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) emitiram sequer nota oficial sobre o caso.

Veja a lista completa dos policiais mortos no Ceará em 2015

01 – 14/01 - SAMUEL RODRIGUES TABOSA, 34 anos, soldado da Polícia Militar, tentativa de assalto e morte na porta de casa, na Rua 15 do Conjunto Prefeito José Walter. Estava fardado e chegava em casa após o turno de trabalho. Três homens armados.

02 – 28/01 – TONY ÍTALO LIMA PINHEIRO, policial civil (inspetor), lotado no 34º DP (Centro), baleado e morto em uma tentativa de assalto na Rua Monsenhor Salazar, no bairro Pio XII. Quatro assaltantes, todos identificados e presos.

03 – 02/03 – SELBIANO FREIRE BARROSO, 48 anos, soldado da Polícia Militar, assassinado durante assalto a um cartório localizado na Rua Paurílio Barroso, na Maraponga. Bandidos foram presos em flagrante pelo BPRaio.

04 – 08/06 – ANTÔNIO MÁRCIO RIOS DE SOUSA – policial civil (inspetor), lotado na Delegacia de Acaraú, baleado e morto durante assalto a uma lan house localizada na Rua João Tomé, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza. Dois bandidos também morreram e dois presos.

05 – 12/06 – MARIA GORETE DE OLIVEIRA – policial civil (inspetora), lotada na Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), morta a tiros numa tentativa de assalto na Avenida José Leon, no bairro Parque Manibura.

06 – 25/06 – DOUGLAS DOS SANTOS SILVA – policial militar (soldado), assassinado por bandidos na Rua Rio Doce, na comunidade Parque Santana, no bairro Mondubim. O crime está sob investigação.

Comentários   

 
0 #1 Dulcildo Bezerra 26-06-2015 21:07
Matéria bem sucinta com detalhes específicos.Par abéns pela matéria.Dulcild o Bezerra.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar