Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2018

3.576 Em 19/9/2018  

Audiência pública na Assembleia discute os altos índices de assassinatos de adolescentes no Ceará

adolescente-assassinado

Em seis meses de 2015, 117 adolescentes foram assassinados na Grande Fortaleza

Fortaleza é a capital brasileira que apresenta maiores índices de assassinato de adolescentes. Já o Estado do Ceará ocupa a terceira posição neste ranking indesejável. Com base nestes números,  a Assembleia Legislativa do Ceará realiza nesta segunda-feira (13) uma audiência pública para tratar do tema.

O evento acontece no dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos de criação.

O deputado estadual Renato Roseno (PSol) afirma que os índices apresentados por Fortaleza na questão dos assassinatos de adolescente se constituem numa “tragédia”. Segundo ele, para cada grupo de mil pessoas nesta faixa ETA – de 12 aos 18 anos incompletos – nove morreram antes de atingir a maioridade.

O parlamentar explica que, ao longo da década, capitais brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife conseguiram reverter seus índices de homicídios de adolescentes. “Mas Fortaleza, na contramão dessa tendência, só fez aumentar as mortes violentas entre os jovens”.

Para tratar dessa problemática, a audiência pública que será realizada nesta segunda-feira na AL, a partir das 14 horas, contará com a presença de vários especialistas convidados, vindos de outros estados, como o Rio de Janeiro.  A troca de  informações e de experiências vão nortear os debates no parlamento cearense.

Crimes sem fim

Na Grande Fortaleza, o assassinato de crianças e adolescentes virou uma rotina. Conforme levantamento realizado pelo blogdofernandoribeiro.com.br, somente no primeiro semestre, nada menos, que 117 garotos nesta faixa etária foram mortos, sendo a maioria executada a tiros por ordem de traficantes de drogas. 

O mês que apresentou piores índices neste aspecto foi janeiro, com 24 casos. Em segundo, março, com 23. O mês que apresentou menos número de homicídios de menores na Grande Fortaleza foi fevereiro, com o registro de 15 casos.

Veja a seguir, os índices dos assassinatos de adolescentes  na Grande Fortaleza no primeiro semestre de 2015.

Janeiro (24)

Fevereiro (15)

Março (23)

Abril (12)

Maio (21)

Junho (22)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar