Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2020

2.157 em 19/06/2020

Em cinco meses, 131 mulheres assassinadas no Ceará

Os números são assustadores e revelam o crescimento da violência entre as mulheres no Ceará. Levantamento feito na manhã deste domingo (1/6) pelo blogdofernandoribeiro , com base nos registros oficiais, revela que, nos primeiros cinco meses de 2014, nada menos, que 131 mulheres foram vítimas de assassinato no Estado, uma média de 26 casos por mês.  Março foi o que apresentou maior índice de casos,  37. Em maio, foram 26.

E o Mês das Noivas acabou de forma trágica neste sentido. Três jovens, entre elas uma adolescente de apenas 17 anos, entraram no rol das vítimas da violência. O caso aconteceu na Região Metropolitana de Fortaleza, mais precisamente, no Município de Horizonte, onde, na manhã de sexta-feira passada (30), a Polícia encontrou os corpos das garotas, com marcas de espancamento, além de golpes de faca e estrangulamento. Elas foram identificadas como Cristieli Costa de Sousa, 17; Maria Janaína dos Santos Nunes, 18; e Márcia dos Santos Alves, 35, todas funcionárias de uma empresa de venda de planos funerário e de assistência médica, na vizinha cidade de Pacajus (49Km de Fortaleza).

Até agora, sete rapazes foram detidos pela Polícia Civil sob suspeita de envolvimento no triplo assassinato.Todos são pacientes de uma casa de recuperação de dependentes químicos existente nas proximidades do local onde teria ocorrido a chacina. Ainda de acordo com as autoridades, alguns deles apresentam nos braços marcas de unhadas e arranhões, o que pode indicar que, supostamente, teriam lutado com as vítimas, já que estas também apresentam lesões compatíveis com reação ao ataque dos assassinos.

Dos 131 assassinatos de mulheres nos cinco primeiros meses de 2014, a maioria, 62 casos, ocorreu em Fortaleza; 31 nos Municípios que compõem a Região Metropolitana e outros 38 crimes no Interior.

Além de Fortaleza, registraram-se assassinatos de mulheres nos seguintes municípios: Russas, Juazeiro do Norte, Eusébio, Araripe, Maranguape, Beberibe, Crateús, Pacajus, Boa Viagem, Umirim, Maracanaú, Icapuí, Pacatuba, Sobral, Santa Quitéria, Itaitinga, Reriutaba, Massapê, Paracuru, Quixeramobim, Redenção, Caucaia, Aquiraz, Porteiras, Senador Pompeu, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Aracati, Limoeiro do Norte, Iguatu, Morada Nova, Pedra Branca, Bela Cruz, Ipueiras, Caridade, Itapipoca, Icó e Cedro.

E o último assassinato de mulher no mês de maio aconteceu em Fortaleza. Era por volta de 19 horas de ontem, sábado (31), quando uma jovem, identificada como Luana de Sousa Costa, foi atacada e morta com vários tiros. O crime, segundo registros da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), ocorreu na Travessa Lagoinha, no bairro Boa Vista, no Castelão. Até agora, a Polícia não identificou os assassinos. Com a morte de Luana, portanto, são 131 mulheres assassinadas no Ceará em cinco meses.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar