Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2018

2.779

Atualizado em 20/7/2018  

BPChoque prende chefão e fundador da facção GDE em Fortaleza. Bandido tinha carro de luxo e apartamento na Beira-Mar

cELINHO

"Celinho da Babilônia" andava em carro blindado, mas acabou preso e não esboçou reação

Uma vida de luxo, com carro importado blindado, joias pelo corpo, proteção de seguranças e morando em um apartamento na Beira-Mar. Assim estava vivendo um dos bandidos mais procurados pela Polícia no Ceará; traficante e homicida Auricélio Sousa Freitas, o “Celinho” ou “Celim da Babilônia”. Segundo as autoridades, ele é um dos fundadores e chefes da facção criminosa cearense Guardiões do Estado (GDE). Agora está atrás das grades e deve responder por dezenas de assassinatos ocorridos em Fortaleza nos últimos anos em Fortaleza, entre eles, a chacina no “Forró do Gago”, no bairro Cajazeiras, onde 14 pessoas foram mortas a tiros na madrugada de 27 de janeiro último, a maior matança já registrada no estado.

MP descobre que PCC treina detentas para fabricar bombas a serem usadas em ataques contra autoridades em todo o país

Marcola hoje

Segundo investigação do MP de São Paulo, o traficante Marcola, chefe do PCC, ordenou mais de 100 mortes e ataques a autoridades em 2017

Uma investigação realizada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) comprovou que a maior facção criminosa em atuação no Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC), montou uma nova estrutura para avançar agora nos presídios femininos brasileiros e até ensinar as detentas da facção a produzir bombas, artefatos a serem utilizados em atentados a autoridades, policiais e prédios públicos. Além disso, por ordem do comando da facção, ao menos 100 assassinatos terioam sido praticados em 13 estados brasileiros, incluindo o Ceará.

Bandido do PCC é preso no Ceará por envolvimento na morte de dois "chefões" da facção no Ceará

Júnior da Mombaça 2

Valdimilson Ferreira Lima Júnior, o "Júnior da Mombaça", preso durante ação da PM no fim de semana

A Polícia Militar prendeu neste fim de semana um dos bandidos mais procurados no Ceará. Apontado como membro da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) e envolvido em crimes como seqüestro, assaltos a bancos e carros-fortes, além de tráfico de drogas, Valdimilson Ferreira Lima Júnior, o “Júnior da Mombaça”, é apontado também como partícipe da morte de dois chefões do PCC no Ceará, em fevereiro último.

Proerd forma turma de 548 crianças e jovens na prevenção às drogas e à violência

Proerd 1

Crianças e adolescentes, alunos de várias escolas, passaram pela capacitação antidrogas

Uma turma formada por 548 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 14 anos, concluiu nesta terça-feira (19), o curso de prevenção às drogas, em Fortaleza. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu após os jovens cumprirem uma jornada com carga de 78 horas/aulas. O curso foi promovido pelo Programa Estadual de Prevenção às Drogas e à Violência (Proerd).

PF revela hoje investigação que apurou esquema criminoso envolvendo policiais civis na DCTD

PF 2

A investigação iniciada no ano passado já está praticamente concluída pelos agentes da PF

A Superintendência da Polícia Federal no Ceará vai realizar na tarde desta terça-feira (12) uma coletiva de Imprensa para revelar os resultados finais da investigação que apura o suposto envolvimento de policiais civis em uma rede criminosa descoberta no âmbito da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). No total, 25 pessoas, entre elas, três delegados e 13 inspetores e escrivães da Polícia Civil do Ceará, foram alvos da apuração. A maioria dos servidores permanece afastada dos cargos por ordem judicial.

Justiça Federal mantém delegada e policiais civis afastados dos cargos por mais 30 dias

Delegadas investigadas

As delegadas citadas nas investigações contestam as acusações formuladas pela PF e pelo MPF

A Justiça Federal no Ceará acatou pedido da Polícia Federal e prorrogou por mais 30 dias o afastamento do cargo de uma delegada e de 13 policiais civis cearenses, investigados sob a suspeita de envolvimento em diversos crimes praticados no exercício da função, quando estavam atuando na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). A PF quer aprofundar a investigação na análise de conversas entre os policiais através do aplicativo WhatsApp. O grupo já está afastado dos cargos há cerca de 90 dias.

Traficantes planejaram chacina mas acabaram mortos em confronto com a Polícia em Canoa Quebrada

Aracati 1

Armas e drogas estavam com os bandidos que morreram no confronto com o BPRaio e BPTur

Aracati 20 Aracati 23 Aracati 21

Os três bandidos mortos no confronto em Canoa Quebrada nesta segunda-feira

Subiu para 102 o número de pessoas mortas em confrontos com a Polícia no Ceará em 2018. O mais recente caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (28), quando três homens morreram em troca de tiros com a PM no Município de Aracati, no Litoral Leste do Ceará (a 149Km de Fortaleza).

STF: ministro Marco Aurélio manda soltar quadrilha internacional de narcotraficantes presa pela PF no Ceará

Marcos Aurélio 3

Ministro Marco Aurélio determinou que os criminosos sejam soltos imediatamente

Cardume 1

Márcio Renes, o chefe da organização criminosa, movimentava até 300 quilos de cocaína por mês em quatro países, com lucro mensal de até R$ 6 milhões. Foi preso no Ceará em 2015 pela PF

Onze narcotraficantes capturados pela Polícia Federal no Ceará entre os anos de 2015 e 2016 numa ampla investigação batizada de “Operação Cardume”, deverão ganhara a liberdade nas próximas horas. Os criminosos foram beneficiados por uma decisão tomada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Piloto do PCC preso em Goiás deve ser trazido para Fortaleza nas próximas horas

Piloto preso 1

Felipe Ramos quando chegava à Polícia Civil, em Goiânia. Na delegacia, disse que teme ser morto

Considerado peça-chave na investigação que apura a execução de dois líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que domina os presídios paulistas, o piloto comercial Felipe Ramos Morais, de 31 anos, foi preso nesta segunda-feira (14) por agentes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) com documentos falsos em um condomínio de alto luxo em Caldas Novas, na região Sul de Goiás. Nas próximas horas, ele deverá ser trazido para Fortaleza, pois aqui teve prisão preventiva decretada pela Justiça Estadual à pedido da Polícia Civil.

Polícia caça nos Inhamuns bandidos cearenses que mataram chefões do PCC em Aquiraz

Gegê do Mangue - 4000

Carlenito Pereira Maltas e Renato Oliveira Mota estariam escondidos em uma fazenda na zona rural do Município de Mombaça. No fim de semana, a Polícia cercou o local, mas eles sumiram

Gegê do Mangue e Paca juntos 2

"Paca" e "Gegê do Mangue" foram mortos em fevereiro último, numa reserva indígena, em Aquiraz

A Polícia Civil do Ceará, juntamente com organismos de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), caça na Região dos Inhamuns, no interior cearense dois bandidos apontados como envolvidos na morte dos traficantes paulistas “Gegê do Mangue” e “Paca”, chefões da facção PCC (Primeiro Comando da Capital), assassinados em fevereiro passado, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os suspeitos são naturais de Mombaça (a 293Km da Capital) e estariam escondidos naquela região, em fazendas de familiares e com armas de grosso calibre, como fuzis, submetralhadoras e pistolas.

Bandidos morrem em confronto com policiais do Cotar na cidade de Quixadá

Cotar 30

Equipes do Cotar foram recebidas a tiros e reagiram, matando dois traficantes e prendendo outro

Dois homens que seriam traficantes de drogas e eram procurados pela Justiça, morreram e um terceiro ficou ferido durante um confronto armado com a Polícia Militar, no começo da manhã desta quinta-feira (19), na cidade de Quixadá, no Sertão Central (a 154Km de Fortaleza).

Desembargador manda soltar escrivão da Polícia Civil acusado de ser membro de uma organização criminosa ligada ao PCC

Gaeco 2

A operação do MP ocorreu no ano passado e cumpriu vários mandados de prisão contra advogados, policiais militares, além de um escrivão e um delegado da Polícia Civil, acusados de formar uma orgaização criminosa

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) determinou, nesta quarta-feira (28), a soltura de um policial civil cearense que estava preso sob suspeita de integrar a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Trata-se de um escrivão que havia sido preso preventivamente em uma operação realizada, no ano passado, pelo Ministério Público Estadual (MPE), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Na época, o MP informou ter desarticulado uma organização criminosa formada por policiais, advogados e um delegado, apontados como envolvidos em tráfico de drogas e assassinatos.

Polícia prende chefona do tráfico que comanda facção e ordenava mortes em dois bairros da Capital

Joyce traficante

Joyce comandava o tráfico no Pici e Planalto Pici, e ordenava mortes na área, segundo a PM

Uma mulher, apontada como líder de uma facção e suspeita de ter ordenado vários assassinatos na periferia de Fortaleza foi, finalmente, presa na noite desta terça-feira após uma caçada que se já se arrastava a meses. A prisão da chefona do tráfico de drogas em vários bairros da zona Oeste da Capital foi até comemorada pela Polícia.

PCC: Polícia paulista diz que foragido do Carandiru ordenou morte dos traficantes no Ceará

Fuminho

"Fuminho", que usa várias identidades falsas, foi o mandante da morte dos traficantes no CE

Gegê do Mangue 40 Paca Paca Cabelo Duro - Waguinho

"Gegê do Mangue" (morto no CE)    "Paca" (morto no CE)              "Cabelo Duro" (morto em SP)

Jussara 3

"Cabelo Duro" e Jussara convesam na portaria do hotel horas antes do bando matar  a dupla

A Polícia Civil de São Paulo informa já não ter dúvidas sobre quem ordenou a trama para a morte dos traficantes “Gegê do Mangue” e “Paca”, integrantes da facção PCC. Ambos foram assassinados no Ceará há duas semanas. Conforme as investigações das autoridades paulistas, um foragido do antigo presídio do Carandiru (já extinto) foi quem passou a ordem para a dupla execução.

Reportagem do "Fantástico" revela a trama do PCC para a morte de traficantes no Ceará

Paca 37

A quadrilha que participou ativamente da morte dos dois traficantes já foi toda identificada

Paca 33

"Paca", filmado no elevador do prédio de luxo onde morava, horas antes de ser assassinado

Paca 44

Bandidos envolvidos no crime tiveram prisão decretada. Um deles foi morto em São Paulo

Paca 45

O piloto da quadrilha, Felipe Morais, está foragido e sendo procurado pelo Deic

Uma fortuna avaliada em aproximadamente 12 milhões, distribuída em casas de luxo, carros importados, helicóptero e até talheres banhados em ouro, foi confiscada pela Justiça de São Paulo.  A dinheirama e os objetos e imóveis estavam em poder de dois criminosos no Ceará, os traficantes  Rogério Jeremias de Simone, o “Gegê do Mangue”; e Fabiano Alves de Souza, o “Paca”.  Os dois foram assassinados no mês passado em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza). Sete envolvidos na trama tiveram a prisão preventiva decretada. Um deles já está morto.

Polícia de São Paulo localiza helicóptero que levou bandidos do PCC para a morte no Ceará

Helicóptero do PCC 2

O helicóptero foi descoberto em uma mata nos arredores da cidade de Fernandópolis (SP)

Agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), de São Paulo, localizaram, nesta quinta-feira (1º) o helicóptero que foi utilizado para transportar os “chefões” da facção criminosa PCC até Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde eles acabaram sendo mortos. O crime ocorreu no último dia 15 de fevereiro. O helicóptero pertence ao piloto Felipe Ramos Moraes, que teve prisão preventiva decretada e permanece foragido.