Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Portuguese English French Italian Japanese Spanish

Preso em Goiás bandido cearense ligado ao PCC e que havia fugido de CPPL pela porta da frente

PCC chefe preso

Vicente de Freitas Filho, o "Peru", estava na lista dos mais procurados pela SSPDS

Uma operação de Inteligência realizada pela Polícia Militar de Goiás (GO) prendeu, nesta quinta-feira (16), um dos bandidos mais procurados pelas autoridades da Segurança Pública do Ceará. Trata-se do traficante de drogas e homicida Vicente Antônio de Freitas Filho, 30 anos, o “Peru”, foragido do Sistema Penitenciário local e apontado como um dos chefes da facção criminosa  Primeiro Comando da Capital (PCC) no Ceará.

“Peru” escapou da Casa de Privação Provisória da Liberdade Um (CPPL 1), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), em março do ano passado, juntamente com o pistoleiro cearense João Andrade Guerreiro, o “Pajé”, que teria sido assassinado, recentemente, na zona rural de Morada Nova (a 163Km da Capital).

Conforme as autoridades policiais de Goiás, a prisão do bandido cearense é fruto do Pacto Interestadual  de Segurança Pública. Depois de informações levantadas pelo Setor de Inteligência da PM, foi montado um cerco na periferia de Goiânia por equipes do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), sob o comando do major PM Elder Joaquim da Costa.

Além de “Peru”, foram também presos a mulher dele, Jéssica Andrade da Silva, e um pistoleiro identificado como Francisco José Costa, que atuava como “segurança” do traficante.

Em Goiânia, o foragido cearense usava documentos falsos e estaria já comandando o tráfico de drogas, de acordo com o tenente-coronel PM Célio Pereira Bueno, chefe do Setor de Inteligência da PM daquele estado.

Ficha longa

“Peru” estava na lista dos delinqüentes mais procurados pela Secretaria da Segurança Pública e  Defesa Social do Ceará (SSPDS). Em maio de 2013, numa operação realizada por equipes da Divisão Antissequestro (DAS) da  Polícia Civil do ceará, tendo à frente o delegado Rommel Kerth, o bandido foi preso em um condomínio no bairro Cajazeiras, em Fortaleza.

Ao ser localizado pelas equipes da DAS, o criminoso dirigia um carro luxuoso, modelo Honda City, e estava na companhia de outro traficante, identificado como Francisco Marcos dos Santos. Houve tentativa de fuga e troca de tiros entre os criminosos e a Polícia. No carro, a Polícia encontrou uma pistola de calibre 380 e munições  para fuzis modelos AK-47 e AR-15. Posteriormente, os fuzis foram encontrados.

Ainda de acordo com a Polícia, “Peru” e seus comparsas dominavam o tráfico de drogas em, pelo menos, três bairros da zona Sul de Fortaleza: Cajazeiras, Barro e Conjunto São Cristóvão. Mas, no ano passado, o criminoso conseguiu fugir, misteriosamente, da CPPL junto com “Pajé”. Teriam saído pela porta da frente do presídio, o que levantou suspeitas de suborno. 

Por FERNANDO RIBEIRO 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar