Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

1.299 em 19/7/2019  

Moradores do Icaraí protestam por "espigões" para conter o avanço do mar e salvar suas moradias

Icaraí 003

Icaraí 001

 

Moradores da Praia do Icaraí, no Município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) realizaram, na manhã deste domingo (16), uma manifestação na principal via daquela comunidade costeira, a Avenida Litorânea (CE-090), que dá acesso a outras praias da região, como a do Cumbuco, além da Lagoa do Banana. O motivo foi protestar diante da falta de providências efetivas por parte da Prefeitura Municipal de Caucaia e do Governo do Estado do Ceará em relação à já quase completa destruição daquela parte do litoral pelo avanço do mar.

Com cartazes, carro de som e outros recursos, os moradores de casas e condomínios foram para a rua demonstrar sua insatisfação com a postura das autoridades em relação ao problema. O avanço do mar, nos últimos 20 anos, tem causado sérios problemas aos moradores e veranistas no litoral de Caucaia. Praias como Iparana já estão praticamente inexistentes diante do avanço do mar, destruindo barracas de praias, casas e outros imóveis e deixando toda a área sem mais faixa de areia.

O Movimento intitulado “SOS Icaraí”, contou com o apoio de dezenas de fortalezenses e turistas que passaram pelo local em direção ao litoral. A avenida chegou a ficar parcialmente interditada, mas o movimento foi pacífico, não sendo registrado nenhum incidente. Policiais militares do BPTur, do BPRE (Polícia Rodoviária Estadual) e do 12º BPM (Caucaia) organizaram o trânsito no local.

Segundo os moradores, o avanço do mar nos últimos anos causou devastação completa da faixa de praia e agora a ameaça está direcionada aos condomínios residenciais que ali foram construídos nos últimos 30 anos. A construção de “espigões”, para muitos, é a solução mais adequada para conter o ímpeto do mar e, assim, salvar as edificações.

“Impostos? Fomos jogados ao Mar”, “O Governo do Estado tem que salvar nossa praia”, “Vamos salvar nosso Icaraí”, “Espigões já, pois o descaso com nossas moradias já ultrapassou”. Foram estas as frases que os moradores colocaram nas faixas e cartazes para demonstrar a preocupação e insatisfação diante do grave problema.

 

Comentários   

 
0 #2 rosangela 19-12-2014 01:01
e vamos luta pela as nossas praias e moradias destes cidadões,caucai a não precisa vive sofer tanto,pois isso e dereito nosso,cade nosso impostos, vamos as ruas grita é fazer o quer for feito mais quero o q e nosso,não vamos mais esse politicos tira nosso denheiros chega ,basta.
8)
Citar
 
 
+1 #1 adrianizio paulo 19-11-2014 10:43
Estamos na luta para não sumir o litoral mais bonito do Ceara.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar