Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

1.121 em 19/6/2019  

Forte chuva causa cheia no rio e deixa moradores e turistas isolados em Jericoacoara

Jeri 1

Até veículos com tração 4x4 atolaram e foram arrastados pela forte correnteza do Rio Doce 

Uma forte chuva de 103 milímetros deixou isolados os moradores da Vila de Jericoacoara isolados, uma das praias mais procuradas por turistas que visitam o Ceará. Os carros que tentavam trafegar pelas vias acabaram ficando atolados e encobertos pela água. Por causa da forte chuva que começou durante a madrugada, o caminho do Parque Nacional de Jericoacoara que liga Jijoca até a Vila de Jericoacoar e à Praia do Preá ficaram alagadas.

Outra passagem, que liga a Praia do Preá à Vila, também foi alagada devido à cheia do Rio Doce, após fortes chuvas durante a madrugada. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em Jijoca de Jericoacoara 103 milímetros entre às 7h de quarta-feira e às 7h de ontem. Durante a madrugada, quem tentou passar pelo Parque Nacional teve dificuldades. Foi preciso esperar a água baixar.

O Chefe de Gabinete do município, Ary Leite, observou que estes casos são pontuais. “Não ocorrem durante todo o ano, só nesta época de grandes chuvas. É um fenômeno natural e não temos como controlar. O que podemos fazer é prevenir alguns danos”, explicou.

Para tentar diminuir os impactos na Vila, a prefeitura colocou sacos de areia nas ruas para evitar a erosão. Quanto ao alagamento do Parque Nacional, o chefe de gabinete ressaltou que “a instituição é federal e que é uma área de unidade de conservação, ou seja, modificações, como calçamento, por exemplo, não podem ser feitos”.

Suspensa

A Secretaria de Infraestrutura e Planejamento comunicou que a coleta de lixo de hoje está suspensa. “Devido às fortes chuvas a passagem do Riacho Doce está sem condição de acesso para os compactadores”, pontuou a nota. A previsão é que o sistema de coleta de lixo se normalize no sábado, com a baixa das águas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar