Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

724 em 20/4/2019  

PLANTÃO DE TIRADENTES: Polícia Civil faz operação na Praia de Iracema e prende "flanelinhas" que extorquiam e ameaçavam donos de carros

intermitente-plantão

iphone 19.4.2015 009

Os acusados foram detidos no entorno do Dragão do Mar, onde extorquiam os cidadãos

iphone 19.4.2015 014

Os "flanelinhas" cobravam taxas ilegalmente e até entregavam tíquetes, a prova da extorsão

Seis “flanelinhas” foram presos em flagrante, na madrugada do último sábado (18), na Praia de Iracema. São acusados de extorquir e ameaçar proprietários de veículos que buscam estacionar no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O principal “alvo” deles eram mulheres desacompanhadas, forçadas a pagar o quanto eles estipulavam para poder estacionar os carros na rua.

A operação foi realizada conjuntamente por equipes de delegados e inspetores da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e da Divisão de Combate ao Tráfico de Entorpecentes (DCTE), ambas unidades pertencentes à Polícia Civil.

A ousadia dos “flanelinhas” era tamanha que, além de coagir as pessoas a pagar para estacionar seus carros na rua, eles ainda estipulavam o preço de R$ 5,00 por hora, numa autêntica apropriação do espaço público.

A Polícia resolver deflagrar a operação diante de várias queixas registradas por pessoas que saíam de casa em busca de se divertir no Dragão do Mar e nos barzinhos no entorno daquele equipamento cultural e eram coagidas e até ameaçadas pelos suspeitos.

Mesmo com a presença deles, muitos motoristas informavam que, por se recusar a receber uma espécie de tíquete de pagamento antecipado da taxa ilegal, recebiam o “aviso” de que, quando voltassem poderiam encontrar seus carros arrombados ou mesmo furtados. A extorsão, segundo a Polícia, ficava, então, configurada.

Com os detidos, foram encontrados os tíquetes com o preço que os “flanelinhas” exigiam para vigiar os carros dos usuários do espaço. Todos foram encaminhados à Deprotur e contra eles lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Ameaça e extorsão

Esse tipo de abuso é verificado praticamente em toda Fortaleza, especialmente no entorno do Dragão do Mar, na Avenida Beira-Mar e em ruas próximas de restaurantes, supermercados, shopping center, casas de shows, igrejas, bancos, edifícios comerciais, órgãos públicos, estádios de futebol e até hospitais e cemitérios.

Comentários   

 
0 #1 Majô Silva 19-04-2015 14:09
Verdade, eu já passei por estes constrangimento s. Na hora a gente fica com tanto medo que diz sim e pago o que é pedido.Ainda bem que providencias estão sendo tomada. Parabens.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar