Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2018

3.137

Atualizado em 21/8/2018  

Estelionatários são presos em flagrante pela Guarda Municipal quando aplicavam golpes através do celular

Golpista 10 golpista 30

João Paulo de Castro e Mardelúcio Régio de Castro foram presos em flagrante. O primeiro acabou se ferindo ao tentar fugir e resistiu à prisão. Ambos foram autuados em flagrante no 30º DP (São Cristóvão)

Dois estelionatários foram presos, em flagrante, na tarde desta terça-feira (14), numa operação conjunta da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a Polícia Militar (PM) quando aplicavam golpes através do telefone celular. O caso ocorreu no bairro Jangurussu (zona Sul da Capital), no momento em que uma patrulha do Grupo de Ações Especiais/GOE da GMF fazia rondas no perímetro da Torre de Segurança do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). A dupla fazia seqüestro virtual, exigindo resgate que seria depositado na conta bancária de “laranjas”.

Tenente e soldado da PM são presos pela Controladoria suspeitos de praticar extorsão

CGD

Os dois militares foram detidos em Aquiraz e conduzidos à sede da CGD, na Praia de Iracema

Um oficial e um soldado da Polícia Militar do Ceará foram presos em flagrante, no fim da tarde desta sexta-feira (8), sob suspeita de estarem praticando crime de extorsão. A captura dos dois militares foi realizadas por equipes da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD). Os nomes dois detidos na operação não foram divulgados pelo órgão. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também não se manifestou sobre o caso.

Polícia caça no interior agiota que se apoderava dos cartões do "Bolsa Família" de seus "clientes"

Agiota 1

Dezenas de cartões dos tomadores dos empréstimos foram encontrados na residência do agiota

Equipes da delegacia da Polícia Civil em Solonópole (a 313km de Fortaleza) e do Departamento de Polícia do Interior – Sul (DPI Sul) apreenderam no fim da madrugada desta quarta-feira (6) 412 cartões de beneficiários do Bolsa Família. Segundo informações de um dos coordenadores da ação, denominada “Operação Umarí“, os cartões do programa social federal foram encontrados na residência de Antônio Gleuson Marcos Pinheiro, no Centro da cidade.

Delegado, advogado e detentos são investigados por suspeita de montar um esquema de corrupção

Gaeco

Equipes do Gaeco recolheram documentos e outras provas no 34ºDP e nas casas dos investigados. Houve também buscas no escritório de advocacia e na cela de um presídio

Um delegado da Polícia Civil, titular de uma das distritais da Capital; um advogado da área criminal e um detento recolhido em um dos presídios da Região Metropolitana de Fortaleza estão sendo investigados pelo Ministério Público Estadual (MPE), sob suspeita de terem montado um esquema criminoso de corrupção. Os três foram alvos nesta quarta-feira da “Operação Renault 34”, desencadeada pelo Núcleo de Investigação Criminal do MPE (Nuinc), em conjunto com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD).

Delegada Vanessa assume comando da PF no Ceará marcando um "golaço" contra o crime organizado

Intermitente piscandoIntermitente piscando Intermitente piscando

 

SIRENE ABERTA Fernando Ribeiro

Vanessa 30

 

Delegada Vanessa Gonçalves assumiu o comando da PF/CE com operação contra quadrilha que fraudava a Previdência Social. O prejuízo do golpe foi de R$ 4 milhões ao governo federal

A nova superintendente da Polícia Federal no Ceará começou sua gestão com o pé direito. Na verdade, emplacou um “golaço” no crime organizado. A delegada Vanessa Gonçalves Leite de Souza apareceu pela primeira vez em público, já como gestora da PF no Ceará. Aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), quando o órgão realizou uma coletiva de Imprensa para divulgar detalhes da “Operação Espectro”. E o alvo foi uma quadrilha que vinha fraudando os cofres da Previdência Social, através de golpe contra o Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS. Ao menos, cinco pessoas foram parar no xilindró.

Cerca de 70 policiais federais participaram da operação conjunta com representantes do INSS. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, outro de prisão temporária e 14 de buscas e apreensão. Os falsários preparavam documentos falsos e utilizavam “laranjas” como pessoas fictícias que obtinham aposentadorias ilegais. O grupo agia em Fortaleza e nos Municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana da Capital. Para caçar os larápios, a nova superintendente da PF escalou um time tendo à frente uma colega, Adriana Corrêa, titular da Delegacia de Combate aos Crimes Previdenciários (Deleprev). O trabalho das duas foi perfeito !!!

OLHA O CRIME MIGRANDO!!!

As estatísticas apresentadas diariamente pelo site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirma o que antecipou esta coluna de forma exclusiva (mais um furo de reportagem!). A criminalidade está mudando de endereço. Enquanto os Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) estão caindo em Fortaleza, na Região Metropolitana estão aumentando. Isso é reflexo da migração dos criminosos para as cidades do cinturão metropolitano. Acuados pela ocupação policial de áreas até então sob seus domínios, os bandidos chefes de facções e seus “soldados” estão indo se esconder em cidades como Pacajus, Horizonte, Caucaia, Paraipaba, Trairi, Cascavel e outras. E como são “caçados” pelos inimigos de quadrilhas rivais, estão sendo mortos em tais cidades. Quem anda desesperada é a população. E tome mortes na RMF !!!

LICITAÇÃO SUSPEITA

Promotor de Justiça, Ricardo Rocha, não vai deixar barato. Quer apurar o disparo acidental de uma pistola que feriu um militar integrante da escolta do governador. O incidente ocorreu no começo da semana quando o gestor inaugurava uma obra no Município de Caucaia. A arma do oficial da Casa Militar caiu e disparou. O tiro atingiu a perna do PM. O promotor já havia decidido ingressar com um pedido de anulação de uma licitação para a compra de pistolas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) diante de denúncias que o armamento comprado não estava adequado para uso, por ter falhas em seu funcionamento e causar disparos acidentais, Depois do episódio de Caucaia, Ricardo Rocha vai reforçar junto à Justiça o pedido de investigação sobre a tal licitação.

ARMAS QUE PROTEGEM

E por falar em armas, as associações que reúnem policiais militares comemoraram a decisão do Comando-Geral da PM de revogar a proibição para que soldados com até dois anos de serviço na Corporação possam comprar armas de maiores calibres, como Ponto 40 (.40), 45 milímetros e 3.57. São armas mais potentes que as que os militares possuem, em geral, para seu uso pessoal. Essa proibição incomodava e chateava os militares. O governo corrigiu essa distorção e o comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Viana, assinou a revogação da portaria anterior. A medida foi publicada no Boletim do Comando Geral (BCG) no começo da semana. Bom lembrar que nos últimos três anos, mais de 70 agentes da Segurança Pública do Ceará foram assassinados, a maioria PMs. Os militares precisam, sim, de um bom armamento para sua defesa e de terceiros mesmo estando de folga.

LADRÃO VAZANDO PELO LADRÃO!

Uma onda de assaltos vem acontecendo em Fortaleza. Jornalistas do Jornal O Povo e da TV Jangadeiro foram atacados por bandidos nesta semana. Criminosos renderam um médico no estacionamento do hospital “Gonzaguinha” de Messejana e levaram seu carro. O cantor de forró Sirino (da dupla Sirano&Sirino) virou refém de bandidos na porte de sua fazenda, em Maranguape. A estudante universitária Cecília Rachel Moura foi atacada por ladrões e acabou assassinada. Um ônibus escolar foi atacado em Morada Nova. Enfim, por todo o estado, os criminosos dão as ordens, num claro desafio às autoridades. Neste mês de abril, os índices dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) aumentaram em todo o Ceará. Tem bandido por todos os lados!!!

O DEFUNTO DA HORA

Governador Camilo foi na quinta-feira (19) à cidade de Russas (a 163Km de Fortaleza) inaugurar o Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) na Região do Vale do Jaguaribe. Era uma antiga e justa reivindicação da população daquela área do estado, haja visto, que os corpos de vítimas de mortes violentas (como homicídios, acidentes de trânsito e de trabalho, suicídios, afogamentos etc) no Vale tinham que ser levados para Quixeramobim, no Sertão Central, o que causava transtornos, demora e gasto desnecessário de dinheiro pelas famílias das vítimas. A população aplaudiu a medida. Mas, coincidentemente ou não, poucas horas antes da inauguração, um homem foi assassinado na zona rural de Russas. O defunto, portanto, foi o primeiro a ser recebido pela nova unidade de Perícia.

ACABOU O SOSSEGO!!!

A cidade de Varjota (a 297Km de Fortaleza) vem sendo abalada por uma onda de assassinatos. Já são nove crimes de morte em quatro meses, num Município onde a tranqüilidade e a paz social eram a marca do lugar. Assim como em outras cidades de pequeno porte, Varjota sofre com a migração dos criminosos de Fortaleza. Eles se instalam nesses territórios porque sabem da fragilidade do aparato policial. Em pouco tempo se transformam em chefes de quadrilhas locais e passam a comandar o tráfico de drogas. Em conseqüência disso, surgem outros crimes, principalmente os assaltos a comércios, transportes e residências. A mesma situação vem ocorrendo noutros municípios pequenos, como Groaíras, Itapiúna, Redenção, Acarape, Barreira, Itatira etc.

Operação da PF e Força-Tarefa no Ceará desarticula quadrilha que fraudou a Previdência em R$ 4 milhões

PF Hoje

Parte da documentação  falsa apreendida nas buscas realizadas hoje pela PF durante a operação

Uma Força-Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal, Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e Ministério Público Federal, desarticulou na manhã desta quinta-feira (19) , uma organização criminosa que vinha fraudando Auxílios Assistenciais ao Idoso. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e 14 de busca e apreensão, em Fortaleza e Região Metropolitana. Participaram 70 policiais federais.

Juiz federal decreta prisão do empresário Deusmar Queirós, dono da rede de farmácias Pague Menos

Deusmar Queiroz foto 2

Empresário foi denunciado pelo MPF por Crime contra o Sistema Financeiro Nacional

O segundo maior empresário farmacêutico do Brasil, Deusmar Queirós, dono do grupo Page Menos, pode ser preso a qualquer momento em decorrência do entendimento do Supremo Tribunal Federal, que no caso do ex-presidente Lula estabeleceu prisão após condenação em segunda instancia.

Empresários cearenses são presos em operação do Ministério Público por fraudes em licitações

MPE 1

A investigação sobre as fraudes vem sendo feita pela PGJ desde dezembro de 2017

Três empresários cearenses foram presos na manhã desta sexta-feira (23), suspeitos de envolvimento em um esquema de fraude em licitações em prefeituras do Ceará. A “Operação Cascalho 2” foi desencadeada pelo Ministério Público Estadual (MPE), através da Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), com o apoio da Polícia Civil.

Golpe de grilagem de terras em Juazeiro do Norte já fez mais de 100 vítimas

Grilagem em Juazeiro

Delegada de Juazeiro do Norte, Cícera Araújo, investiga o caso e prendeu Marcelo Santana

Já passa de uma centena o número de vítimas de um esquema de grilagem de terras e imóveis na cidade de Juazeiro do Norte praticada por uma quadrilha de estelionatários cujo principal acusado é o ex-presidente de um time de futebol profissional do Cariri.  Francisco Marcelino Santana Filho, o homem apontado como chefe do bando, está preso na Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro, enquanto as autoridades buscam localizar seus comparsas.

PF faz "Operação Marco Zero" e desarticula quadrilha que aplicou golpe contra a Caixa Econômica no Ceará

bRASÃO DA pf

Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Sobral

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), mais uma operação de combate a fraudes e contra o sistema financeiro. O “alvo” desta vez são duas cidades da Zona Norte do estado, Sobral e Marco. Os agentes e delegados cumprem seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 18ª Vara da Justiça Federal sediada em Sobral. As fraudes contra a Caixa Econômica Federal chegam a cerca de R$ 3 milhões através da concessão de empréstimos fraudulentos.

Veja a lista completa das pessoas e empresas cearenses investigadas por um rombo de R$ 380 milhões em prefeituras

PF em ação 2

Durante a operação, a PF apreendeu documentos que podem comprometer as empresas investigadas

“Vazou” para a Imprensa os nomes de pessoas e das empresas investigadas pela Polícia Federal (PF)   e Controladoria Geral da União (CGU) na “Operação Fraternidade”, que apura o desvio de verbas públicas em contratos e licitações entre empresas e prefeituras de 171 municípios cearenses. O rombo nos cofres públicos chega a R$ 380 milhões, segundo a Justiça Federal.

PF deflagra operação para prender empresários cearenses envolvidos em fraude de R$ 380 milhões em licitações

PF  hoje 13.9

Agentes da PF do Ceará e Piauí estão mobilizados na operação desencadeada nesta quarta-feira

A Polícia Federal conjuntamente com a Controladoria Geral da União deflagraram nesta quarta-feira (13), em Fortakeza, a "Operação Fraternidade", para dar cumprimento a 45 mandados judiciais Expedidos pela 11ª Vara Federal de Fortaleza/CE, sendo nove prisões temporárias, 24 buscas e apreensões, 12 de conduções coercitivas, além de sete mandados de intimação emitidos pela Autoridade Policial, totalizando 52 mandados.

Homem é preso após manter os pais trancados em casa por quatro dias e sacar o dinheiro da aposentadoria

Tamboril 2

O filho que manteve os paiis em cárcere privado foi detido com uma comerciante e os dois autuados

Um casal foi preso em flagrante pela Polícia Militar, nesta terça-feira (27), na cidade de Tamboril (a 282Km de Fortaleza), acusado da prática de crimes contra um casal de idosos. O filho é o principal suspeito de mantido as vítimas em cárcere privado por quatro dias sem, ao menos, dar-lhes comida e água. O homem se apoderou dos cartões bancários dos pais e passou a fazer saques bancários, furtando o dinheiro da aposentadoria dos anciãos.

Suspeitas do pagamento de propina em decisões judiciais provocam afastamento de juízes de Varas Cíveis

Processos 1

Varas Cíveis investigadas são a 4ª e 5ª. Seus juízes foram afastados e os gabinetes devassados pela PF

Apesar do segredo de justiça decretado nas investigações da “Operação Expresso 150”,  vazaram, nesta terça-feira (13) informações importantes sobre as investigações que estão sendo realizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Polícia Federal (PF) acerca do suposto envolvimento de dois juízes de Direito no escândalo da venda de decisões e liminares no âmbito do Judiciário cearense. As investigações tiveram início em 2015 e já culminaram com o afastamento de, ao menos, quatro desembargadores.

Ex-governador Cid Gomes é denunciado por fraude milionária em financiamento no BNB

Cid Gomes hoje

Cid Gomese um sócio receberam R$ 1,3 milhão do BNB para construir um galpão em Sobral

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) denunciou o ex-governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, em processo judicial por prática de Crime Contra o Sistema Financeiro Nacional, além de concurso de pessoas.  Cid é acusado de obter fraudulentamente junto ao Banco do Nordeste do Brasil um financiamento no valor de R$ 1,3 milhão para a construção de um galpão para locações em sua terra natal, a cidade de Sobral (a 224Km de Fortaleza). A pena máxima somada dos dois crimes pode ultrapassar 12 anos de prisão.

PF desarticula quadrilha que levava vida luxuosa com dinheiro roubado de contas bancárias

PF hoje 15

A PF cumpriu uma série de mandados judiciais nas casas dos investigados 

Treze pessoas foram presas pela Polícia Federal, nesta terça-feira (11), em Fortaleza. Durante uma ação determinada pela Justiça, a PF cumpriu sete mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, realizou  oito conduções coercitivas e cumpriu, ainda, 25 ordens de busca e apreensão. Trata-se de uma quadrilha de golpistas responsáveis por uma fraude de R$ 7,5 milhões em contas de clientes de duas instituições bancárias. Os criminosos levavam uma vida de luxo e ostentação.