Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2018

3.130

Atualizado em 20/8/2018  

Solenidade no Quartel do Comando da PM homenageia militares e autoridades nos 30 anos de criação do Batalhão de Polícia de Choque

iphone 29.7.2015 146

iphone 29.7.2015 139

iphone 29.7.2015 181

Com a presença do governador do estado, Camilo Santana (PT) e diversas outras autoridades civis e militares, a Polícia Militar realizou na tarde desta quarta-feira (29) a solenidade que marcou os 30 anos de criação do batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), unidade de elite da Corporação destinada atuar em operações complexas e de alto risco, como ataques a bancos, distúrbios civis, seqüestros, desarme de bombas, combate a assaltos, tráfico de drogas e de armas e controle de rebeliões em presídios, além de policiamento urbano e rural.

O ato cívico-militar serviu, ainda, para homenagear vários militares que se dedicaram durante anos ao combate ao crime organizado, atuando como verdadeiros guerreiros nas fileiras do BPChoque. Também foram agraciadas com comendas várias autoridades e figuras de destaque na sociedade local que contribuíram e continuam a contribuir com o engrandecimento e reconhecimento do batalhão.

Durante a solenidade foram realizadas demonstrações de operações pelas cinco companhias que compõem o Batalhão de Choque. São elas, o Comando Tático Motorizado (Cotam), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Controle de Distúrbios Civis (CDC), de Policiamento com Cães de Faro (CPCães) e Comando Tático Rural (Cotar). Cada uma das frações demonstrou como atuam no enfrentamento ao crime.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, delegado federal Delci Teixeira, admitiu que o estado ainda está longe de ter um contingente policial adequando para suas necessidades, mas eligiou o empenho dos homens e mulheres do BPChoque e de toda a a PM pelo esforço no dia-a-dia de sua missão de enfrentar a criminalidade e dar segurança à população. Já o comandante-geral da PM, coronel Geovani Pinheiro, fez um discurso emocionado em referência ao papel do policial militar na defesa da sociedade.

A solenidade terminou com a entrega de um veículo especial destinado à operações de controle de distúrbios civis, como manifestações ilegais de rua e obstrução de vias urbanas e rodovias.