Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

2.200 em 11/11/2019  

Pré-Carnaval começa no fim de semana e plano de segurança já está pronto. Bloco "Cheiro" já estreou na temporada

bloco Cheiro2

Bloco Cheiro, o mais tradicional da Praia de Iracema, abriu a temporada com muita animação. Os desfiles tiveram início após o Natal. A bateria deu um show FOTOS: Tatiana Fortes/Jornal O POVO

Bloco Cheiro3

O Pré-Carnaval  2016 de Fortaleza começa oficialmente na próxima sexta-feira (8), de acordo com o calendário de eventos da Prefeitura Municipal. No sábado (9), tem início a temporada de desfile dos blocos na Praia de Iracema.  Autoridades já finalizam o plano de segurança e trânsito para que o evento ocorra dentro da normalidade no período. O Bloco “Cheiro”, como faz tradicionalmente, se antecipou e já fez duas apresentações naquela parte da orla da Capital.

Segundo a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o Ciclo Carnavalesco deste ano segue até o dia 19 de fevereiro. De acordo com o secretário Magela Lima, neste ano haverá uma alteração no roteiro dos blocos. Aqueles que iniciam o desfile a partir da praça do Dragão do Mar, vão retomar asa apresentações ao longo da Avenida Historiador Raimundo Girão e não mais pela Rua Tabajaras, como aconteceu em 2015.

Outra novidade deste ano é que o Carnaval de Rua de Fortaleza ganhará mais um dia de apresentações de maracatus, escolas, de sambas, blocos, cordões e afoxés. Agora, no sábado de Carnaval também haverá apresentações de agremiações na tradicional Avenida Domingos Olímpio, no Centro da cidade.

Pré-Carnaval

Além do “Cheiro”, deverão desfilar  também nas ruas e avenidas da Praia de Iracema outros blocos como o “Bonde Batuque”, “Amantes de Iracema”, “Camaleões do Vila”, “Que Merda é Essa”, “Baqueta”, “Unidos da Cachorra” e “Matracas”.

A temporada do pré-Carnaval acontecerá  com o apoio de vários órgãos municipais e estaduais, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Fortaleza, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, Juizado da Infância e da Juventude, Secretarias Executivas Regionais (SERs), Vigilância  Sanitária do Município e Etufor.

O cadastro para os ambulantes interessados em trabalhar na área dos desfiles na Praia de Iracema  vai se estender até a próxima quinta-feira (7), na sede da SER II, localizada na Rua Professor Juaci de Oliveira, no bairro Edson Queiroz. Serão disponibilizadas 100 vagas.