Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2017

4.572

Atualizado em 23/11/2017  

SIRENE ABERTA: saiba o que está rolando nos bastidores da Segurança

Intermitente piscandoIntermitente piscandoIntermitente piscandoIntermitente piscando

SIRENE ABERTA

Fernando Ribeiro

Revolver tambor

 

A “guerra” que vem sendo travada silenciosamente (e nem tanto!) por duas facções do crime no Ceará, e especialmente na Grande Fortaleza, poderá minar de vez o projeto “Ceará Pacífico” do Governo do Estado em 2017. (Lei a coluna na íntegra) 

Isso porque há dois meses os índices dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs)  apresentam uma alta sem interrupção. Essa crescente nos números de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte já começa a incomodar e inquietar o governador Camilo Santana (PT), muito embora, ele tente não transparecer isso nas coletivas de Imprensa que concede todos os meses na sede da SSPDS.

De janeiro a abril deste ano, apenas em fevereiro houve queda nos CVLIs no Ceará, em comparação a fevereiro de 2016 (foram 297 no ano passado, e 269 em 2017). Em janeiro, março e abril os números saltaram e foram, portanto, desfavoráveis ao governo. O primeiro quadrimestre do ano o Ceará totalizou 1.353 assassinatos, contra 1.210 de igual período de 2016, portanto, uma alta de 11,8%. E em Fortaleza, a coisa é ainda mais grave. Em 2016 foram 358 CVLIs (janeiro a abril). Neste ano, 507, um aumento de 41,6%.

CAFÉ AMARGO...

Café com pão

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o contrato firmado entre a Superintendência da Polícia Civil (não é Delegacia Geral?) com a empresa Universal Distribuidora de Alimentos Ltda, no valor de R$ 724.500,00. A dinheirama é para o fornecimento do café da manhã para todos os presos  que estão nos xadrezes das delegacias da Polícia Civil em Fortaleza e na Região Metropolitana. Cada café de um preso nas DPs custará R$ 5,25. O prazo para o fornecimento do alimento, “devidamente embalado em recipiente adequado”, conforme exigência do contrato, começou no último dia 8 de maio e terminará em 3 de novembro deste ano.  E o almoço? E o jantar?

TÁBUA DE PIRULITO

CPPL 3 - 2

As constantes fugas de bandidos do PCC que estão isolados (???) na Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor Jucá Neto, ou CPPL 3, em Itaitinga, virou uma perigosa rotina. Em menos de um mês ocorreram duas fugas coletivas e mais um plano de resgate que foi impedido pela Polícia Militar. Na CPPL 3 não há muralha, apenas um alambrado (arame) que facilmente os presos conseguem arrebentar na hora de dar no pé. A cerca está toda furada.  Antigamente, fugir dos presídios era mais difícil, ou por túneis ou explodindo a muralha com dinamite. Agora, virou moleza...

SECRETÁRIO NÃO DEU TRELA!!!

André Costa 1

Uma carta anônima passou a circular nas redes sociais em que supostos policiais militares fazem críticas a dois oficiais da Polícia Militar que estão nos comandos de unidades de elite da Corporação. Sem se identificar, esse alguém pediu ao secretário da Segurança Pública, André Costa, providências. Acusações sem nenhum fundamento sobre a gestão dos oficiais. Homem sério que é, o nosso “Batman” não deu a menor atenção a isto. Pelo contrário, o nosso “Cavaleiro das Trevas” agraciou um deles com o diploma de “Relevantes Serviços Prestados à Segurança Pública do Ceará”, por ter comandado pessoalmente a desarticulação de uma quadrilha que planejava resgatar bandidos do PCC presos no Ceará.  Bingo, secreta!!!

FAZENDO HORA??

VTR BPRE

Enquanto a bandidagem corre solta nas ruas, o Governo demora em entregar para as  polícias Civil e Militar e para a Pefoce as novas viaturas. Algumas já estão prontas para serem empregadas no policiamento diário nas ruas, avenidas e estradas do Ceará. Elas são do modelo Renault Duster e contam com a nova adesivação escolhida pessoalmente pelo governador Camilo Santana (PT). As do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) ganharam o padrão “amarelão” e já podem ser vistas na exposição que a SSPDS montou em dois shoppings da Capital.

TÁ PODENDO...

Valdetário

O advogado cearense Valdetário Monteiro vai ocupar o cargo de representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  Monteiro presidiu por duas vezes a OAB Ceará e teve que enfrentar muitos percalços, entre eles, uma tentativa de fraude na eleição em que foi reeleito para comandar a entidade. Acionou a Polícia e a tramóia foi descoberta e seus autores indiciados e processados. Em sua gestão na OAB-CE, Monteiro colocou a entidade presente em todas as importantes causas sociais, na defesa dos direitos do cidadão. Escolha merecida...

E TEM MAIS!!!

* Ao ser homenageado com o símbolo do Batalhão Raio, na Câmara Federal, em Brasília, o presidenciável deputado federal Jair Bolsonaro foi firme em suas palavras. Além de mandar um abraço para os raianos, disse o seguinte: “No futuro, policial militar em operação, não sentará no banco dos réus”. Recado dado.  

* Camilo Santana quer a instalação de câmeras em todas as cidades cearenses, para monitorar a ação da vagabundagem. Anunciou o projeto “Minha Cidade Mais Segura” e vai se reunir com os prefeitos interessados no programa. “Estamos fechando a proposta e vamos apresentá-la em breve”, disparou.

* E onde está o bandido “Carioca” (aquele que seqüestrou dom Aloísio Lorscheider no IPPS há 23 anos)? Depois de capturado em Fortaleza por policiais do Batalhão de Polícia de Choque, ele foi entregue à Polícia Civil. Depois disso, nenhuma notícia a mais sobre o delinqüente.

* Tenente-coronel PM Márcio Oliveira, comandante do Batalhão Raio, esteve em Belém, Foi lá a convite do Comando-Geral da PM do Pará ministrar uma palestra sobre o trabalho do Raio no combate ao crime, modelo de policiamento que é sucesso no Ceará e virou referência nacional.

* Delegada Socorro Portela, que deu exemplo de competência à frente da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está dando um show no comando do 8º DP (José Walter). Motivou a equipe e não tem dado trégua aos traficantes da área, metendo todos eles no xadrez!!!

* Secretário da Segurança Pública anunciou e agora todo mundo está esperando: ele disse que vai criar uma linha no WhatsApp para receber diretamente da população denúncias e informações sobre onde o crime está acontecendo. Vai ficar sem dormir viu Batman....