Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro Mortes no Ceará 2017

3932
Atualizado em 16/10/2017

Saiba tudo o que acontece nos bastidores da Segurança Pública do Ceará

Intermitente piscandoIntermitente piscandoIntermitente piscando

SIRENE ABERTA

Fernando Ribeiro

Arma

A explosão dos números de homicídios no Ceará começa a ter sua repercussão política. Saindo dos gabinetes dos gestores da Pasta Segurança Pública do noticiário das rádios, TVs e dos jornais, a alta desenfreada dos assassinatos, latrocínios e execuções sumárias  chegou na Assembleia Legislativa do Ceará. Houve até quem cogitasse uma troca de secretário de Segurança Pública. Mas quem deu o tom da conversa foi o falante e sempre espalhafatoso ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Ferreira Gomes (PDT), que concedeu rápida entre vista aos jornalistas na AL.

A CULPA É DA IMPRENSA!!!

Como é do seu feitio, o ex-governador Ciro Gomes sempre procura atingir moralmente alguém ou alguma classe profissional. Já fez isso com os médicos, com professores, com estudante e com policiais militares. Pare ele, ninguém presta. E dessa vez, o “alvo” dos seus irresponsáveis comentários foi a Imprensa. Percebendo a violência chegar quase ao descontrole no Estado do Ceará, Ciro Gomes não encontrou outro caminho senão culpar a Imprensa, chamando-a de “superficial”.

Sem entender nada do assunto e mostrando total desconhecimento da matéria, ele não sabe que a maioria da Imprensa local que cobre a Segurança Pública se pauta nos números da própria SSPDS e nas coletivas de Imprensa que são convocadas praticamente todos os dias. Se a Imprensa é superficial, como ele diz, o que dizer do governo que não consegue estancar a criminalidade no Ceará??? Superficial ou incompetente??? Ciro Gomes e suas bravatas...

COMBATE AO CRIME

MPE

Procurador geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, ganhou uma responsabilidade a mais. Nesta terça-feira (27), foi eleito, por aclamação, presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).  Pela primeira vez, o colegiado será presidido por um cearense. O órgão foi criado em 2002 pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) dos Ministérios  Públicos estaduais e da União e atua no combate ao crime, articulando ações, trocando experiências e capacitando servidores para a uniformização e fortalecimento das aços contra crimes como ações de quadrilhas em delitos tributários, cibernéticos, de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.  O vice-presidente será o subprocurador de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles.

CADÊ AS DELEGACIAS?

DDM - Fortaleza

Estado do Ceará dá mau exemplo para o País. Descumpre norma constitucional que determina a instalação de Delegacia de Defesa da Mulher em todos os Municípios ou cidades com população igual ou superior a 60 mil habitantes. No Ceará há, ao menos, 25 Municípios que se enquadram nesta condição. No entanto, há DDMs em apenas 10 deles. Faltam delegados para comandar as Especializadas, assim como faltam delegados e suas equipes para o governo tocar o projeto de implantação das Unidades Integradas de Segurança (Uniseg). Das 25 previstas no projeto inicial, apenas duas foram instaladas até agora. Uma no Vicente Pinzón e outra na Aldeota. A falta de delegados no Ceará chega às raias do absurdo.

FECHAR COMARCAS

Forum

Depois de ser protagonista de um escândalo com repercussão nacional, o Poder Judiciário do Ceará dá mais um passo para trás, agora anunciando que vai fechar 34 comarcas vinculadas do Interior do Estado. Não explicou a razão disso. Em um estado onde o crime avança, a violência foge do controle do governo e onde o próprio Judiciário é investigado por ter instalado uma organização criminosa em seu órgão maior (o Tribunal de Justiça), as perspectivas são de mais impunidade. Não tem delegacias e agora não terá comarcas. Quem aplaude isso tudo é o crime o organizado,  e o desorganizado também!!!

CPI DO NARCOTRÁFICO 

Wagner 2

Capitão Wagner (PR)anunciou e fez as colunas da Assembleia Legislativa do Ceará tremerem. No segundo semestre sai a tal da CPI do Narcotráfico. “Vamos saber quem são os políticos e os grandes empresários do Ceará que estão por trás desse crime, quem são os financiadores do tráfico de drogas neste estado”, disparou. Ele afirma que para isso, a Assembleia vai buscar o apoio da Polícia Federal, da Polícia Civil e da PM. Resta saber quem vai assinar o requerimento para a instalação da comissão. Tem deputado que não quer nem saber deste assunto. Medo? E aquelas denúncias de quem algumas campanhas eleitorais para prefeito foram financiadas por facções ou organizações criminosas vão mesmo ser apuradas??? Só vai, vendo!

SERTÃO VIOLENTO

Bala 10

E neste mês de junho de profundo fracasso na área da Segurança Pública, multiplicaram-se os casos de duplos e triplos assassinatos. Também tiveram elevação as taxas de latrocínios (roubos seguidos de morte). Cidades consideradas como calmas, com baixos índices criminais, começam a aparecer na Mídia por conta de atos de violência. Ó caso da pequena e até então pacata Itatira (a 201Km de Fortaleza), vizinha a Canindé. Na semana passada, bandidos invadiram uma casa para assaltar e mataram um idoso de 67 anos. Era o senhor José Alves bandeira, pai de um vereador do Município. Crime ocorreu na localidade de São José dos Guerra, zona rural. Até agora, ninguém foi preso.

CADEIA NELES!

Algemado 10

Ministério Público botou na cadeia oito dos 13 vereadores do Município de Itarema (a 210Km de Fortaleza), no Litoral Oeste do estado. São acusados de montar um esquema criminoso dentro da Câmara para roubar o dinheiro público. Como? Através da contratação de funcionários “fantasmas”, isto é, pessoas que são utilizadas como “laranjas”. Seus nomes constam na lista dos servidores da Casa sem que ao menos eles (os “laranjas”) soubessem disso.  Nome aos bois? Sim.  Foram presos os vereadores João Vildes da Silveira, Magno César Gomes Vasconcelos, Leandro Oliveira Couto, José Ubideci dos Santos Santana, João Gomes da Costa, Daniela Souza de Matos, Roberto Diniz Costa, José Everardo Marques Alves, além da diretora de Recursos Humanos da Câmara, Maria José Carneiro Rios. Os vereadores também foram afastados dos cargos. Entre os crimes, estelionato, o famoso 171.

E TEM MAIS!!!

* Ressurgindo em Fortaleza o crime em que veículos são roubados ou furtados e os bandidos descobrem o telefone do proprietário e passam a ligar cobrando um resgate para devolver o bem ao seu legítimo dono. A dica é comunicar sempre o caso à Polícia e não se render aos argumentos dos criminosos. Com um bom rastreamento, as autoridades podem chegar aos larápios.

* E uma boa notícia vem do Comando-Geral da Polícia Militar. Será implantado, em breve, o primeiro Colégio da PM no Interior do Ceará.  E a cidade escolhida foi Jaguaribe.  Vai atender os filhos dos policiais militares e toda a população. Comandante-Geral da corporação, coronel PM Ronaldo Viana, tem se destacado no apoio à tropa e seus familiares. Um exemplo na administração estadual.

* E a rotina de fugas nos presídios da Região Metropolitana de Fortaleza agora chega, outra vez, às delegacias da Polícia Civil. Nesta noite de terça-feira (27), o alvo foi a Metropolitana de ASquiraz, onde um único inspetor estava de plantão. Acabou sendo rendido, desarmado, amarrado e colocado num xadrez. E os presos ainda fugiram levando as armas da Polícia. Entre elas, duas submetralhadoras e vários coletes à prova de balas.

 * Horizonte e Pacajus continuam mergulhados numa rotina de assassinatos por conta da guerra entre facções criminosas. As duas cidades, que fazem parte da Região Metropolitana de Fortaleza, não dispõem de efetivo policial á altura da necessidade. A bandidagem corre solta e torna-se necessário um urgente reforço policial. A população apela as autoridades.