Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro Mortes no Ceará 2017

4.004
Atualizado em 20/10/2017

Capitão Wagner dispara sua metralhadora e diz que Ceará perdeu a guerra contra a violência

Intermitente piscandoIntermitente piscando Intermitente piscandoIntermitente piscando

SIRENE ABERTA Fernando Ribeiro

Camilo 1

DEPUTADO TAMBÉM COBROU DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A INSTALAÇÃO DA CPI DO NARCOTRÁFICO

Para o deputado estadual e virtual candidato a governador do Ceará em 2018, Capitão Wagner, o estado perdeu definitivamente a guerra contra a violência. E não poupou apenas o governo de Camilo Santana (PT). Criticou outras instituições e até mesmo a Assembleia Legislativa que, até agora, não tomou a iniciativa de instalar a CPI do Narcotráfico, proposta pelo parlamentar.  Wagner, porém poupou o atual secretário da Segurança, André Costa, quando perguntado por um repórter se a solução para o problema da criminalidade seria a troca de secretário de Segurança. Para Wagner, não é trocando secretário que o Ceará deixará de liderar o ranking da violência no País.

Para Wagner, o que falta é uma política de Estado para a Segurança Pública e um plano de segurança de policiamento para Fortaleza, região metropolitana e interior. Segundo ele, essa falta de planejamento gera várias distorções, desperdícios e falhas na prevenção e repressão ao crime. Contou  que no fim de semana passado esteve num quartel da PM, em Fortaleza, e viu cerca de 10 viaturas paradas por falta de efetivo para o trabalho. Enquanto isso, no Interior, os policiais não têm viaturas para trabalhar. São distorções assim que contribuem para elevar os já estratosféricos índices da violência no nosso estado.

PEDIDO DE SOCORRO AO SECRETÁRIO

André  Costa - hohe hoje

Uma “guerra” declarada entre traficantes de facções criminosas de dois bairros da zona Oeste de Fortaleza vem deixando mortos nas ruas das duas comunidades há várias semanas. Nas redes sociais, as denúncias dos confrontos entre os dois bandos se espalham. Em dessas mensagens, um morador faz um apelo ao secretário da Segurança Pública, André Costa, para  mobilizar a Polícia e estancar a perda de vidas humanas neste embate. A mensagem começa dizendo que, “se fosse para punir policiais, as autoridades estariam atentas, mas como é para fazerem o seu papel, ficam paralisadas”. Em seguida, revela a matança que vem ocorrendo nos bairros Floresta e Álvaro Weyne, onde as duas comunidades estão no fogo cruzado das duas quadrilhas ligadas às facções Comando Vermelho (CV) e Guardiões do Estado (GDE). Por último, o morador faz um apelo ao secretário: “Há dias há postagens sobre a guerra e vêm à tona muitos tiros  e tem até hora para acontecer. Se tem tiros, tem armas. Secretário, a comunidade do bem pede uma intervenção com uma grande operação”.

SITE DA GLOBO DETONA O CEARÁ

Crime crime

A Segurança Pública do Ceará volta a ser destaque nacional, embora que de forma negativa. Coube ao portal G1 da Globo noticiar na terça-feira (25) que o estado lidera o ranking dos mais violentos do País. A reportagem é o pontapé inicial de uma parceria do site global com o Mapa da Violência e vai render matérias especiais – e exclusivas – durante o ano inteiro. A primeira pesquisa diz respeito a um levantamento realizado em uma semana, entre os dias 21 e 27 de agosto passado e revelou que no Brasil inteiro foram assassinadas neste intervalo, 1.195 pessoas em todo o país, e 128 somente no Ceará. A pesquisa diz, ainda, que se baseou em dados extraídos das estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).  O levantamento revela que, assim como outros estados brasileiros, o programa de Segurança do Ceará “desabou”.

DOCUMENTO SUGERE MAIS CONTRATAÇÕES

DP fechada

Um detalhado  e consistente documento foi entregue nas mãos do secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa. Foi redigido  pelo bacharel em Direito Huggo Leonardo de Lima Anastácio, aprovado no concurso para o cargo de delegado de Polícia Civil, no concurso realizado pelo estado em 2014. De forma didática, clara, precisa e irretocável, ele mostrou em uma exposição de motivos, a necessidade de o governo convocar para o Estado, ao menos, 100 aprovados no concurso para delegado, 291 para escrivão e 476 para o cargo de inspetor de Polícia Civil. Esses números foram calculados com base em três pilastras: o número de vagas ociosas nos quadros da instituição, a capacidade financeira do Estado para a despesa com salários dos novos servidores e a imperativa necessidade da corporação em colocar para funcionar mais cinco delegacias municipais, mais seis novas unidades e implantar o regime de plantão 24 horas em mais  11 delegacias regionais do Interior, além de outros projetos da Pasta. Showww!!!

ESTADO É O CAMPEÃO EM DPVAT

acidente de moto 

O Ceará é também o estado do Nordeste que mais paga indenizações do DPVAT – Seguro por Danos Pessoais Causado por Veículos Automotores de Vias Terrestres. Conforme boletim mais atual da Seguradora Líder, somente em agosto último, foram pagas 2.627 indenizações por invaliz permanente. O número é 24,9 por cento maior que o registrado em agosto de 2016, quando foram contabilizados 2.103 pagamentos. Conforme a seguradora, 27 por cento de todas as indenizações pagas no Nordeste foram somente para o estado do Ceará. Logo em seguida, no rankimng de pagamento do seguro estão os seguintes estados: Pernambuco (1.515), Maranhão (1.291), Bahia (1.202), Piauí (941), Rio Grande do Norte (677), Paraíba (612), Alagoas (377) e Sergipe (364).  Em todo o país, foram 27.482 indenizações pagas em agosto. São Paulo foi o estado como maior registro no Brasil: 3.144 pagamentos.

MULHERES NA MIRA

Unhas

O número de mulheres assassinadas no Ceará só cresce neste ano de violência no Ceará. Apenas neste mês de setembro, entre os dias 1º e 25, nada menos que 30 mulheres foram assassinadas. No ano inteiro já 221 vítimas. Cada vez mais, elas estão na mira dos criminosos, por envolvimento com o tráfico de drogas. Muitas assumem o “posto” do marido traficante quando este é preso e vai parar nos presídios da vida. Ameaçadas pelos companheiros, forçadas pela necessidade econômica e a tarefa de sustentar a família, além de pressionadas pelos criminosos em liberdade, essas mulheres herdam a função de comandar a venda e distribuição das drogas nas “bocadas” das comunidades periféricas da Capital. Também são forçadas a se tornarem integrantes de facções criminosas. E o resultado é este: acabam mortas. Na semana passada, mãe e filho foram seqüestrados em Quixeramobim e executados. Corpos foram encontrados horas depois, em Quixadá. Esse é apenas um exemplo do que estamos falando.

DE TRAFICANTES PARA A PREVENÇÃO

Dinheiro vivo

Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou projeto de lei que determina que bens apreendidos em poder de traficantes sejam leiloados e o dinheiro obtido direcionado para o Funad (Fundo Nacional de Combate às Drogas). A ideia é transformar esses bens de alto valor – carros de luxo, aeronaves, embarcações, joias, peças de arte etc – em dinheiro que alimentar o fundo destinado à implantação de políticas de prevenção e educação para jovens sobre os perigos das drogas. A proposta já foi aprovada por três comissões da Câmara (Constituição e Justiça, da Segurança Pública e de Finanças). Com isto, ela segue direto para o Senado sem ter que passar por votação em plenário na Câmara.  Atualmente, esses bens tirados das mãos dos traficantes ficam anos a fio à espera de decisão judicial e acabam se deteriorando, perdendo seu valor de mercado. Já em vigor outra lei que possibilita e autoriza o estado a utilizar armas de grosso calibre – como fuzis, metralhadoras e submetralhadoras – que foram apreendidas em poder de organizações criminosas.

EVENTO VAI TRATAR DE CORRUPÇÃO

Algemado 10

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), através do Instituto Plácido Castelo, realizam na próxima sexta-feira (29), o Congresso Internacional sobre Combate à Corrupção: Atuação dos Tribunais de Contas e do Ministério Público. Segundo o promotor de Justiça e diretor da ESMP, Manuel Pinheiro de Freitas, o evento vai debater as práticas de cooperação do TCE e do MPCE, a atuação preventiva dos Tribunais de Contas nos desvios de recursos públicos,  técnicas de investigação em casos de corrupção (abordagem jurídica) e o uso da tecnologia na investigação nos casos de corrupção. Direcionado a membros do Ministério Público, servidores do TCE-CE, gestores públicos e sociedade, o Congresso tem como objetivo, segundo o MP, “propor a reflexão sobre o tema do evento, ressaltando a importância de uma consolidação dos órgãos de controle internos e externos, necessários na fiscalização dos atos administrativos”. Evento conjunto acontecerá no auditório do TCE, na Rua Sena Madureira, 1047 – Centro.

PM ESTÁ DE LUTO

Cel. Rômulo Tavares

Polícia Militar do Ceará está mais uma vez de luto. Faleceu nesta terça-feira em Fortaleza o coronel PM Rômulo Tavares, que foi comandante de várias unidades operacionais da corporação. Ultimamente, ele residia na cidade de Quixadá, no Sertão Central, onde comandou o órgão de trânsito e ali se estabeleceu com sua família. Recentemente, lançou um livro. Rômulo foi um cidadão que deu seu contributo para a segurança pública do estado do Ceará. Pêsames à família e aos amigos.

E TEM MAIS!!!

* Denuncia grave que deve ser investigada pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD) e pelo Ministério Público Estadual: policiais civis revelaram nas redes sociais que alguns empresários presos na “Operação Dissimulare”, de combate à sonegação fiscal, estão recebendo tratamento privilegiado no Complexo das Delegacias Especializadas (Code). Como têm alto poder aquisitivo, recebem visitas à toda hora e sequer foram identificados criminalmente. Já os pobres... já estão nos presídios.

* Deputada estadual Fernanda Pessoa (PR), em entrevista exclusiva ao programa “Ceara News”, da Rede Plus de Rádio FM, na última segunda-feira (25), denunciou que várias delegacias de Polícia instaladas no Município de Maracanaú, base eleitoral da parlamentar, estão fechadas. Faltam  efetivo e condições de trabalho. E as que estão funcionando apresentam estado precário.

* Com mais policiais nas ruas, por conta da inauguração de uma Base do Batalhão Raio, a tendência é que as poucas delegacias que funcionam em Maracanaú recebam maior número de presos. Como estas já estão superlotadas, a previsão é de mais fugas, resgates e policiais civis se transformando em reféns nas mãos de bandidos de fora e daqueles que estão nos xadrezes.

* Um policial militar do Ceará virou destaque numa recente competição esportiva de caráter nacional. O cabo Alexandre Amorim, que pertence à 3ª Companhia do BPRaio, em Brejo Santo, foi consagrado vice-campeão brasileiro de taekwondo na categoria Master II. Desde 1993 ele é graduado na faixa preta em sua categoria. O evento ocorreu no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 23 últimos.

* Polícia Militar do Ceará está mais uma vez de luto. Faleceu nesta terça-feira em Fortaleza o coronel PM Rômulo Tavares, que foi comandante de várias unidades operacionais da corporação. Ultimamente, ele residia na cidade de Quixadá, onde comando o órgão de trânsito e ali se estabeleceu. Recentemente, lançou um livro.

* Um acidente matou, na última segunda-feira (25), Antônio José Pitombeira Almeida, 65 anos; e Edicleison da Silva Bispo, (28), secretário de Infraestrutura de Cedro e engenheiro, respectivamente. O caso aconteceu no Distrito de Cristais, em Cascavel, Região Metropolitana de For

E A PERGUNTA DO DIA: A Inteligência da SSPDS já está atrás dos bandidos que encomendaram o vídeo de uma facção criminosa e também quem produziu? Ou vai deixar pra lá???

z1
 
 
Jornalista
Fernando Ribeiro
Bem-vindos ao blog, espaço destinado a matérias sempre atualizadas sobre Fortaleza e o Estado do Ceará
 
icon (85) 9 8826.7143

Compartilhe conteúdo

 

12f

 

zz1