Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará 2018

2.779

Atualizado em 20/7/2018  

Moradores das Goiabeiras recebem expedição de identidade no Programa de Proteção Urbana

PMPU Traile 3

A emissão de documentos é dos serviços prestados pelo programa aos moradores

PMPU Trailer 2

Moradores da comunidade Goiabeiras, na Barra do Ceará (zona Oeste da Capital), foram beneficiados com uma manhã de prestação de serviços de cidadania promovida pelo Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). O programa visa garantir a segurança pública do bairro e, ao mesmo, tempo, oferecer serviços sociais como emissão de documentos, cursos profissionalizantes e de empreendedorismo, mediação de conflitos, encaminhamento a tratamento para dependentes químicos e outros, como atividades esportivas e artísticas. O objetivo maior é restabelecer a paz social e garantir direitos.

Nesta manhã de quarta-feira (27), às véspera de mais uma partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol da Fifa, os moradores acordaram entusiasmados para acompanhar a partida de logo mais à tarde, mas antes, tiveram a satisfação de ir ao trailer que foi instalado ao lado da Areninha e a poucos metros da Torre de Segurança do PMPU. Ali, puderam receber gratuitamente os serviços de emissão de carteira de identidade, numa parceria da Prefeitura, através do PMPU, e a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Com a oferta desse serviço, os moradores superaram as dificuldades de ter que se deslocar de suas residências para outros locais bem longe do bairro a fim de obterem uma nova carteira de Identidade. Mais serviços do tipo deverão ser ofertados, de segunda a sexta-feira, pelo Espaço da Cidadania. Ao mesmo tempo, comprovam a ação preventiva da Guarda Municipal de Fortaleza e da Polícia Militar do Ceará na segurança ostensiva e preventiva na comunidade.

Segurança e serviços

A Torre de Segurança do PMPU nas Goiabeiras já começa a tornar o bairro mais tranqüilo, com o patrulhamento motorizado pelas ruas e o monitoramento de toda a área de abrangência da unidade através de 40 câmeras instaladas no perímetro. Tudo isso, durante 24 horas.

Para o mês de julho que se aproxima, o PMPU em parceria com as secretarias municipais de Esportes e Cultura, vai realizar uma série de eventos na comunidade, ofertando eventos culturais como apresentações de grupos musicais e de teatro, oficinas, cursos e também atividades esportivas aproveitando o espaço da Areninha.

A mesma programação que ocorrerá nas Goiabeiras também deverá ocorrer no Jangurussu. As duas comunidades foram as primeiras a receber a instalação de Células de Proteção (Torres) do PMPU na Capital. Outras 10 serão instaladas na cidade até outubro próximo, numa parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e Governo do Estado do Ceará.