Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2018

4.020 em 23/10/2018  

Violência armada no Ceará faz aumentar casos de crianças baleadas nas ruas

Intermitente piscandoIntermitente piscando Intermitente piscando

SIRENE ABERTA   

Fernando Ribeiro

Infância 1

Em menos de 72 horas, três crianças com idades entre 2 e 11 anos deram entrada na Emergência do Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza, feridas por balas. Para quem acha que isto é raro, está enganado. Cada vez mais, crianças têm se tornado alvo da violência sem freio e sem controle que atinge o estado do Ceará. Muitas acabam sendo mortas e outras vão levar para o resto de suas vidas as seqüelas dos balaços que sofreram na infância.

VIDAS PERDIDAS NA INFÂNCIA

Segundo dados do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), o Brasil é o quinto país do mundo com piores com taxas elevadas de homicídios entre crianças e adolescentes. Em 2015, por exemplo, 10,9 mil assassinatos no Brasil tiveram como vítimas crianças e jovens com até 19 anos incompletos. Já o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) informa que 30 crianças e adolescentes são mortos todos os dias no país. No Ceará, estes números catastróficos se confirmam e, cada vez mais, se elevam, provando que a criminalidade só tem se alastrado pelos quatro cantos do estado, em detrimento ao milionário investimento que o governo afirma ter feito na área da Segurança Pública Estadual. Os tiros que acertam os corpos de nossas crianças e jovens parecem não doer na consciência das autoridades, mas causam estragos insuperáveis nas famílias das pequenas vítimas.

SEGURANÇA NO SEGUNDO TURNO

Terminado o Primeiro Turno das Eleições 2018, as autoridades da Segurança Pública fazem um balanço e análise estratégica de tudo o que aconteceu. No Ceará, segundo os gestores do setor, o número de ocorrências registradas antes, durante e depois do pleito foram dentro da normalidade ou do que já era esperado. A presença das tropas das Forças Armadas garantiu um importante reforço para o aparato policial estadual. Resta sabem se, novamente, os juízes eleitorais irão solicitar novamente a presença do Exército no Segundo Turno, que acontecerá no próximo dia 28. Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral registraram poucas ocorrências de delitos eleitorais. A PF cumpriu 13 mandados judiciais de busca e apreensão, deteve 22 pessoas em flagrante delito e apreendeu a soma de R$ 37.7 mil que seriam usados, supostamente, na compra de votos.

ABUSO DE AUTORIDADE, CADÊ A CGD???

Moradores do Barroso denunciam ações arbitrárias de patrulhas do Batalhão de Policiamento do Meio Ambiente (BPMA). Revelam que policiais militares estão arbitrariamente invadindo residências de cidadãos que criam animais em suas casas. Sem ordem judicial, os militares se aproveitam que não há pessoas nas casas e arrebentam cadeados e portas das casas para apreender animais criados ilegalmente em cativeiro. Pássaros que seriam da fauna nativa brasileira e que não podem ser mantidos fora do seu habitat. Louvável o trabalho da PM na proteção do meio ambiente, mas reprovável e absurda a conduta daqueles que deveriam ser os primeiros guardiões da lei. Na manhã desta quinta-feira (11) isso aconteceu no Barroso. Houve denúncias, ainda, de que pessoas que filmaram os abusos de autoridade tiveram seus celulares tomados pelos PMs que apagaram os vídeos (apagando provas do crime). Com a palavra o Comando-Geral da PM e a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário.

PROVAS GENÉTICAS, BANDIDOS PRESOS

Novas tecnologias estão ampliando o raio de ação das investigações policiais no Brasil. Deu na Imprensa nacional nesta semana, a prisão de uma quadrilha de ladrões de bancos e carros-fortes que agiam em vários estados do Sudeste e do Sul. O grupo foi investigado e descoberto quando o Instituto de Criminalística de São Paulo analisou provas deixadas pelos criminosos nos locais de seus crimes. São fragmentos e vestígios invisíveis, mas que, se colhidos devidamente, identificam os delinqüentes. Vão desde simples e pequenos pedaços de roupas a material humano, como secreções, sangue, suor, fios de cabelos, pedaços de unhas etc. Se bem preservados nos locais de crimes, esses materiais são colhidos pela Perícia Forense e comparados com amostras no banco de Perfis Genéticos. A análise de DNA pode levar, sim, um criminoso à prisão. E foi o que aconteceu em São Paulo.

AMEAÇAS À IMPRENSA

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) informou no começo desta semana que em 2018, foram registrados em todo o país, nada menos que 137 casos de agressões a jornalistas. Setenta e cinco desses casos foram através de meios digitais e outros 62 de forma física. Tudo isso no intervalo entre os meses de janeiro e setembro. No Ceará, alguns episódios ocorreram. Recentemente, houve um caso de um diretor de uma emissora de rádio no Interior, que foi ameaçado e agredido dentro do estúdio, no interior. Bem recentes, estão ainda casos de radialistas que foram assassinados e até agora seus algozes permanecem em completa impunidade. O exercício da liberdade de Imprensa é um dos pilares do Estado Democrático de Direito e, em tempos difíceis como o que estamos atravessando politicamente no País, bom estar sempre atento e não permitir violações ao trabalho jornalístico e aos comunicadores. Olho vivo!

BOMBEIROS MODERNOS

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará deu um passo importante na prestação de serviço à população do nosso estado. Foi lançado nesta quarta-feira (10) um aplicativo que permitirá ao cidadão acompanhar virtualmente o andamento dos processos de concessão de Certificado de Conformidade Técnica, que autoriza construções, eventos etc. O próprio secretário da Segurança Pública e Defesa Social do estado, delegado federal André Costa, esteve presente no “Casarão Vermelho” do Jacarecanga (Quartel Central da Corporação) para prestigiar o lançamento do serviço eletrônico. Com uma senha fornecida pelo próprio CBM, o cidadão pode se informar de quando estará com o documento pronto. O prazo que, até agora, variava de 30 a 120 dias, ficou bem mais curto. O certificado poderá ser entregue em até mesmo uma semana. Parabéns, homens do fogo!

E TEM MAIS !!!

* Excelente trabalho realizado pelo Batalhão Raio na cidade de Boa Viagem, que prendeu um dos envolvidos no maior furto bancário na história do Brasil. O bandido estava foragido há 13 anos, mas acabou detido na última quarta-feira. Agora, vai pagar por participação no furto de R$ 164,8 milhões.

* Nos primeiros 10 dias de outubro, 112 pessoas foram assassinadas no Ceará, sendo 43 na Capital, 33 na Região Metropolitana de Fortaleza, 16 no Interior Norte e mais 20 no Interior Sul. Entre as 112 vítimas estão oito mulheres e 16 adolescentes. Também foram registrados sete duplos homicídios e um triplo.

* Equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) continuam na nobre missão institucional e humanitária de salvar vidas. Nesta semana, resgataram duas crianças no Interior, que haviam sido vítimas de balas perdias. Rapidamente, foram trazidas para o IJF-Centro, na Capital.

* Delegado Cavalcante volta à vida política. Foi eleito para deputado estadual e agora chega ao seu terceiro mandato. Outro representante da Segurança Pública que vai estar na tribuna da AL é o atual vereador de Fortaleza, Soldado Noélio. A “Bancada da Bala” foi renovada.

* Já a Imprensa perdeu seus dois representantes na Casa Legislativa. Os jornalistas Ferreira Aragão e Ely Aguiar, que atuam como apresentadores de programas policiais na TV, não conseguiram a reeleição e deixam o parlamento em dezembro próximo. A classe perdeu.

* O Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), agora tocado em parceria entre Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado, vai inaugurar nos próximos dias sua quarta Torre de Proteção Comunitária. Está instalada na Avenida Leste-Oeste, em frente ao Cuca, na Barra do Ceará.

E A PERGUNTA DO DIA!!! Você acredita que, em 2019, a Segurança Pública no Ceará vai melhorar?