Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019

1.681 em 13/9/2019  

Guarda Municipal de Fortaleza apresentará tropa e viaturas do PMPU no Desfile de 7 de Setembro

GMF VTRs

As novas viaturas da GMF para atuação nas áreas do PMPU serão apresentadas no desfile

Com um efetivo de 300 homens a pé, além de 10 viaturas e 12 motocicletas, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) participa, neste sábado (7), do tradicional Desfile da Independência, na Avenida Beira-Mar, na Capital. A novidade deste ano será a participação dos guardas que recentemente ingressaram nas fileiras da instituição e hoje atuam no Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU). Além disso, novas viaturas e motos adquiridas pela Prefeitura Municipal de Fortaleza para o trabalho nas Células de Proteção Urbana (torres do PMPU) irão compor a tropa motorizada em desfile na avenida.

Hoje, o PMPU se consolida como uma das principais ferramentas da redução dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) em Fortaleza, graças ao trabalho diuturno de vigilância em seis bairros da cidade onde, antes, era altíssimos os índices da criminalidade, especialmente os casos de homicídios, latrocínios e roubos, além dos conflitos envolvendo grupos criminosos. Seis bairros da cidade já contam com as Torres de Vigilância do PMPU (Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Caça e Pesca e Canindezinho). E na próxima semana, a sétima Célula será inaugurada pelo prefeito Roberto Cláudio e pelo vice, Moroni Torgan, no bairro Bonsucesso.

Novos equipamentos

Os novos veículos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza para o PMPU são viaturas policiais que estarão circulando durante 24 horas nas áreas de cobertura do PMPU. São carros-xadrezes para o trabalho de ronda nos perímetros das torres. Os resultados positivos da prevenção e combate à violência na Capital tornaram necessário o emprego de viaturas que possam ser utilizadas na condução de pessoas presas ou detidas. O número de prisões efetuadas diariamente pelos agentes da GMF tem aumentado nos últimos meses com a intensificação das operações de blitze barreira e móvel. Na semana passada, em menos de 24 horas, quatro foragidos da Justiça foram capturados pela Guarda nos bairros Jangurussu, Caça e Pesca e Vila Velha.

As novas motocicletas também serão empregadas nas áreas de cobertura das torres do PMPU. O coordenador do programa, vice-prefeito Moroni Torgan, ressalta que as motocicletas têm maior mobilidade nas operações constantes nos bairros da cidade e também causam maior visibilidade do policiamento e mais sensação de segurança para a população.

Hoje, a Guarda Municipal de Fortaleza passa por uma transformação, deixando de ter apenas a função de guarda patrimonial para se tornar uma forte e atuante ferramenta auxiliar dos órgãos da Segurança Pública Estadual na prevenção e combate ao crime. Em todas as áreas onde foram implantadas as Torres de Vigilância, as taxas de assassinatos caíram vertiginosamente. Em algumas comunidades, como as Goiabeiras, os números zeraram.