Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2019 |
315 em 19/2/2019 |
Um "coquetel" de produtos químicos incendiou quando era transportado por esta carreta em plena Avenida Francisco Sá FOTOS: Fernando Ribeiro
Os bombeiros levaram quase três horas para debelar as chamas e iniciar o rescaldo
Uma espuma especial foi adicionada à água para combate as chamas que se propagaram na carga
Uma carreta que transportava uma carga de produtos industriais químicos pegou fogo no começo da tarde desta terça-feira (21), Feriado de Tiradentes, na zona Oeste de Fortaleza, e mobilizou três equipes de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros Militar. Os trabalhos dos militares duraram cerca de duas horas até que as chamas fossem completamente debeladas e, em seguida, realizado o rescaldo. Ninguém ficou ferido.
O sinistro ocorreu por volta de 12h30 na Avenida Francisco Sá, na Barra do Ceará. A carreta, tracionada pelo “cavalinho” de placas MJB-2936, inscrição de Chapecó (Santa Catarina), trafegava no sentido leste-oeste em direção a uma fábrica de calçados naquele mesmo bairro, quando as chamas apareceram e rapidamente se alastraram.
O fogo logo se espalhou, atingido centenas de tambores plásticos onde estavam armazenados líquidos de diferentes funções e composição química, entre eles, tintas, solvente industrial, adesivo e material corrosivo. Esse “coquetel” de materiais inflamáveis diferentes fez com que o fogo persistisse ardendo mesmo com o combate feito pelas primeiras equipes do Corpo de Bombeiros que chegaram ao local. Logo, uma coluna de fumaça negra apareceu e podia ser vista a vários quilômetros dali.
Labaredas
Conforme o major BM Marinho, que comandou a operação, foram mobilizadas três equipes de combate a incêndio da Corporação, sendo uma do Quartel Central (Jacarecanga) e outras duas dos quartéis do Conjunto Ceará e do Icaraí (Caucaia).
Moradores do local disseram ter ficado apavorados diante da violência das chamas e das pequenas explosões que aconteceram. O motorista agiu rapidamente e conseguiu desatrelar o “cavalinho” da carreta e, assim, evitou que as labaredas atingissem o veículo tracionador.
As causas do incêndio ainda serão apuradas. O trânsito no local ficou interrompido até por volta das 15 horas.